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Primeiro navio porta-contêineres feito com zero emissão de carbono

Devido à crescente demanda dos clientes por cadeias de abastecimento sustentáveis, foram feitos esforços para descarbonizar as operações marítimas

Por Kym Souza
16 mar 2021, 06h00

A maior companhia marítima do mundo, a Maersk, apresentou o primeiro navio contêiner neutro em carbono, que deve estar no mar em 2023 – sete anos antes da ambição inicial.

Devido à crescente demanda dos clientes por cadeias de abastecimento sustentáveis, a empresa acelerou os esforços para descarbonizar as operações marítimas com o lançamento de um navio alimentador de 2.000 TEU movido a metanol, implantado em uma rede intra-regional. O grupo dinamarquês também compartilhou que todos os novos edifícios de propriedade da futura Maersk terão a tecnologia de combustível duplo instalada.

primeiro navio contêiner neutro em carbono
(Maersk/Designboom)

O transporte marítimo é essencial para os vários negócios intercontinentais. É um dos mais baratos que existem, mas também é muito poluente. Para acabar com as emissões de carbono, a gigante dinamarquesa Maersk está lançando seu primeiro navio porta-contêiner de ‘emissão zero’.

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“Nossos clientes esperam que nós os ajudemos a descarbonizar suas cadeias de abastecimento globais e estamos abraçando o desafio, trabalhando para resolver os desafios práticos, técnicos e de segurança inerentes aos combustíveis neutros em carbono de que precisamos no futuro”, diz Søren Skou, CEO A.P. Moller-Maersk. “Nossa vontade de ter uma frota neutra em carbono até 2050 foi ambiciosa quando anunciamos, em 2018. Hoje vemos isso como uma meta desafiadora, mas que pode ser alcançada”, acrescenta.

O navio com motor a metanol da Maersk será implantado em uma de suas redes intra-regionais, provavelmente na Europa. Enquanto a supercarga poderá operar no VLSFO padrão, o plano é operar a embarcação com e-metanol neutro em carbono ou bio-metanol sustentável desde o primeiro dia.

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primeiro navio contêiner neutro em carbono
(Maersk/Designboom)

“Será um desafio significativo obter um suprimento adequado de metanol neutro em carbono dentro de nosso cronograma para ser o pioneiro dessa tecnologia. Nosso sucesso depende da adoção deste produto inovador pelos clientes e do fortalecimento da colaboração com fabricantes de combustível, parceiros de tecnologia e desenvolvedores para aumentar a produção com rapidez suficiente”, menciona Henriette Hallberg Thygesen, CEO de frota e marcas estratégicas da AP Moller-Maersk.

“Acreditamos que nossa aspiração de colocar o primeiro navio de linha neutra em carbono do mundo em operação até 2023 é a melhor maneira de iniciar o rápido aumento de escala de combustíveis neutros em carbono de que precisaremos.”

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