O arquiteto suíço Peter Zumthor foi o vencedor do prêmio Pritzker 2009 de arquitetura, entregue todos os anos pela Hyatt Foundation e considerado o mais importante do mundo no setor. Autor de projetos em países como Áustria, Holanda, Inglaterra, Espanha, Noruega, Finlândia e Estados Unidos, Zumthor teve mencionados na premiação os projetos das termas do Hotel Therme, na Suíça, da capela de Saint Nikolaus von der Flüe, na Alemanha, e os prédios do Kolumba Museum, também na Alemanha.
Ao anunciar a escolha do júri, Thomas J. Pritzker, presidente da fundação, citou as palavras do júri: “Peter Zumthor é um mestre, um arquiteto admirado por seus colegas em todo o mundo por seu trabalho focado, íntegro e excepcionalmente determinado”. E acrescentou: “Todos os prédios de Peter Zumthor têm uma presença forte e atemporal. Ele possui um raro talento para combinar um pensamento claro e rigoroso com uma dimensão poética, o que resulta em trabalhos que nunca terminam de nos inspirar”.
Ao receber o prêmio, Zumthor declarou: “Eu acho que a linguagem da arquitetura não depende de estilos específicos. Todo prédio é construído para um uso específico, num local específico e numa sociedade específica. Esse é o ponto de partida para a construção de meus prédios”. O prêmio concedido ao arquiteto foi um cheque de US$ 100 mil.