Continua após publicidade

Faxina sem drama: 5 dicas de expert para manter a casa em ordem

Confira como encaixar as tarefas na sua rotina para manter os ambientes limpos e organizados

Por Larissa Faria
Atualizado em 13 out 2020, 17h54 - Publicado em 13 out 2020, 17h53
A home expert Flávia Ferrari
(divulgação/Casa.com.br)

Criar e manter uma rotina de limpeza e organização da casa é um desafio — especialmente agora em que estamos passando mais tempo nela. A realização das tarefas deve ser parte da sua agenda, afinal, a higiene dos ambientes também está entre os hábitos saudáveis para evitar, por exemplo, problemas respiratórios ou até alergias.

Por isso, convidamos a home expert Flávia Ferrari para destacar as melhores práticas para você montar o seu cronograma de limpeza e organização e não deixar tudo para o fim de semana.

 

1- Dias para limpar a casa

“Para você criar o seu próprio cronograma, o primeiro segredo é saber quais são as tarefas que precisam ser feitas. Sabendo disso, você as encaixa na agenda de acordo com a sua necessidade e disponibilidade de tempo. O ideal é que você as divida ao longo da semana para não ficar com um dia sobrecarregado. Separe as atividades para fazer um pouco por dia, como pequenas manutenções diárias”.

2- Produtos de limpeza essenciais

Nestes ambientes, azulejos, cores, plantas e tapetes ajudam a trazem personalidade à lavanderia e mostram que o espaço pode, sim, ser decorado de várias formas diferentes. Confira
Lavanderia desenhada pela arquiteta Ana Lucia Siciliano (Marco Antonio/Revista CASA CLAUDIA)

Os produtos devem ser comprados conforme as necessidades da casa. “Se você não costuma fazer frituras, por exemplo, muito provavelmente não vai precisar de um desengordurante forte. Eu indico sempre ter a dupla dinâmica bicarbonato de sódio e vinagre, pois juntos eles resolvem vários problemas da casa. O bicarbonato e o limão, por exemplo, têm poder de abrasão para tirar sujeiras mais difíceis. Entre os industrializados, gosto dos limpadores multiuso e álcool”.

Como itens fixos da casa, Flávia indica panos de limpeza que não soltam fiapos, rodo, uma vassoura que não risca o chão, um aspirador de pó vertical potente e rodinho de pia — que também pode ser usado no box do banheiro.

3- Divisão de tarefas

Todos da casa precisam estar envolvidos nas responsabilidades, inclusive as crianças, que devem ser ensinadas desde cedo sobre a importância da limpeza e organização. “É preciso mostrar como elas devem guardar os brinquedos, por exemplo. Ao invés de ter uma caixa enorme para guardar todos eles, separe por categorias em várias caixas. Dessa maneira, não será preciso derrubar tudo que está na caixa para encontrar uma única boneca. Se a criança não sabe ler, use etiquetas com desenhos ou fotos dos tipos de brinquedos”. Flávia vai além: a partir dos quatro anos, você também pode ensinar seus filhos a arrumar a cama e dobrar as roupas.

Brinquedoteca em um sótão

4- Cronograma semanal

Para manter a organização e higiene da casa, há tarefas que devem ser realizadas semanalmente. A home expert indica, uma vez por semana, trocar lençóis, fronhas e toalhas. Limpe quadros e outros objetos decorativos e dê atenção também aos eletrônicos, que podem ser aspirados.

Continua após a publicidade

Bata os tapetes e almofadas e aspire-os, assim como os estofados. Lave o escorredor de louças e limpe a geladeira, já descartando também restos de alimentos. Faça uma limpeza completa do fogão, incluindo o desentupimento dos queimadores. Lave e desinfete as lixeiras e limpe o chão, espelho, portas e paredes. Verifique os produtos de limpeza da lavanderia, e, sempre, descarte o que não usa mais em toda a casa.

5- Pelos de gatos e cachorros

O aspirador de pó é o seu melhor amigo para tirar os pelos dos bichinhos de casa. Além dos modelos convencionais, há os do tipo “aspirador robô”, que podem ser programados para fazer essa tarefa diariamente, sem que você precise manusear o aparelho. “Existem ponteiras especiais de aspiradores para quem tem animais em casa. Você também pode usar luvas de borracha sobre as superfícies, porque elas agarram os pelos, assim como uma luvinha improvisada de fita crepe”, indica Flávia.

 

Publicidade