Continua após publicidade

Por dentro dos sets de filmagens dos indicados ao Oscar 2020

Os indicados a melhor design de produção – e também a melhor filme – são cheios de curiosidades e surpresas. Confira!

Por Yara Guerra
Atualizado em 17 fev 2020, 15h36 - Publicado em 4 fev 2020, 17h39
Era Uma Vez… em Hollywood – A Hollywood de 1969 formou o pano de fundo do escritor e diretor Quentin Tarantino. Era Uma Vez ... em Hollywood retrata a vida de um astro de cinema frustrado que interpreta cowboys, Rick Dalton (Leo DiCaprio), seu companheiro e dublê (Brad Pitt) e sua vizinha Sharon Tate (Margot Robbie). O filme é uma viagem de máquina do tempo de Tarantino aos lugares que ele lembrava de sua infância em Los Angeles, dos icônicos Cinerama Dome e Musso & Frank's no Hollywood Boulevard aos estúdios ocidentais do estúdio e o cenário do show de variedades dos anos 60, Hullabaloo. A estilista Barbara Ling (que também cresceu em Los Angeles) recebeu as dicas do diretor e eles compartilharam um sentimento de nostalgia e cultura pop. “É a carta de amor de Quentin para a cidade em que ele cresceu”, ela diz, “sendo uma enciclopédia absoluta de filmes, Quentin exibiu filmes como The Wrecking Crew, Valley of the Dolls e Bob & Carol & Ted & Alice em seu move theater uma vez uma semana para nós. " Trabalhando com a decoradora de cenários Nancy Haigh, eles criaram cerca de 150 cenários, incluindo as casas da Playboy Mansion, Tate e Dalton em Hollywood Hills, no meio do século, bem como a casa da família Manson no agora extinto Spahn Movie Ranch. Tarantino até forneceu recordações de sua vasta coleção para a casa de fazenda de Dalton. "Quentin tem essa coleção de pôsteres de filmes muito rara e magnífica que usamos para a decoração", observa Ling. "Ele tinha peças muito específicas e fez suas próprias decorações pessoais, como a xícara Hopalong Cassidy". Na foto, Quentin Tarantino dirige Margot Robbie (que interpreta Sharon Tate) durante uma filmagem no local. (Andrew Cooper/Divulgação)
7-por-dentro-dos-sets-de-filmagens-dos-indicados-ao-oscar-2020
Martin Scorsese dirigindo Robert De Niro e Joe Pesci em uma cena de O Irlandês. (Niko Tavernise/Divulgação)

No ano passado, a indústria do cinema nos forneceu uma incrível variedade de designs – desde trincheiras enlameadas, campos de batalha sem fim e vilas inglesas queimadas na Primeira Guerra Mundial; para o lar modernista e cheio de segredos de uma rica família coreana; às vilas ornamentadas e barrocas da Alemanha dos anos 1930 em um cenário de propaganda nazista; à Hollywood dos anos 1960, onde a nostalgia e a cultura pop reinavam supremas; e, finalmente, para as vivências dos gângsters vistas por mais de cinco décadas.

Os profissionais de talento por trás de 1917, Jojo Rabbit, Era uma vez… em Hollywood, Parasita e O Irlandês disputarão o cobiçado troféu de melhor design de produção – e, sem surpresa alguma, todos estes filmes também estarão concorrendo ao prêmio de melhor filme.

Para descobrir os vencedores, os cinéfilos devem ligar a TV na TNT a partir das 20h30 do dia 9 de fevereiro (ou a Globo, como opção para TV aberta, após o Fantástico). Mas se você quer dar uma espiada nas curiosidades dos cinco filmes citados antes da premiação, basta navegar pela nossa galeria:

Continua após a publicidade

Mas não acaba por aí! Se o assunto é arquitetura, é com a gente mesmo. Ficamos tão maravilhados com os detalhes de Parasita, que publicamos uma matéria inteira sobre a construção e os conceitos das casas retratadas no longa. Interessado em ler? Então clique aqui.

E, clicando aqui, você pode conferir no Instagram outros tesouros que os bastidores escondem – e comparar o que realmente foi gravado e aquilo que aparece no telão. Demais, não é?

Publicidade
Publicidade