Continua após publicidade

Pinterest revela as principais tendências para 2020

A plataforma de inspiração reuniu 100 interesses gerais de usuários em 10 temas que lançam uma perspectiva para o próximo ano. Confira!

Por Yara Guerra
Atualizado em 21 dez 2022, 19h35 - Publicado em 12 dez 2019, 16h37
pinterest
(Divulgação/Casa.com.br)

Se você busca um lugar para se inspirar, descobrir algo novo ou se planejar para momentos importantes, saiba que para isso o Pinterest é a plataforma ideal. Com 320 milhões de usuários, as pesquisas indicam a próxima ideia que cada um deseja experimentar. Isso, por sua vez, é capaz de revelar algumas tendências emergentes de quaisquer categorias de lifestyle, como alimentação, casa, estilo, beleza, viagem e família.

Publicidade

A fim de reuni-las em um guia, o app lançou o seu anual Pinterest 100 – um compilado de tendências divididas em 10 temas que mostram alterações no comportamento do consumidor.

Publicidade

Para produzi-lo, a equipe comparou os volumes de pesquisa globais de agosto de 2017 a julho de 2018 com agosto de 2018 a julho de 2019. Em seguida, identificou 100 interesses com volumes de pesquisa significativos e crescimento ascendente e consistente, agrupados em dez mudanças culturais.

Ficou interessado? Então desperte sua curiosidade, veja o que mais lhe interessa e comece a se planejar para o próximo ano com a lista abaixo!

Publicidade

Além do binário

pinterest
(Pinterest/Divulgação)

De pronomes flexíveis a um quartinho unissex para o bebê, uma visão mais aberta da identidade de gênero está em alta. As pessoas estão à procura de opções mais neutras de gênero para necessidades diárias e eventos marcantes.

Publicidade

Em resposta a isso, mais empresas em todo o mundo estão lançando produtos inclusivos, que evitam rótulos e cores associadas a um gênero, como as novas bonecas de gênero neutro Creatable World da Mattel, que são personalizáveis e inclusivas sem limitações de gênero.

Continua após a publicidade

Entre todas as faixas etárias, a Geração Z tende a esperar ver mais opções de gênero neutro. Por exemplo, 59% das pessoas dessa geração esperam ver opções de gênero neutro em questionários, em comparação a 40% dos baby boomers.

Publicidade

Consumo consciente

pinterest
(Pinterest/Divulgação)
O estímulo a hábitos mais ecológicos está mudando a forma como vivemos, desde escolhas diárias aos eventos mais marcantes da vida. À medida que as pessoas reavaliam o impacto que causam, há uma mudança favorável ao consumo mais consciente. Para muitos, isso significa usar itens mais sustentáveis e em uma quantidade menor, além de ficar de olho nos resíduos.

As pessoas esperam que as empresas façam a parte delas também. Em um estudo da Nielsen, 81% das pessoas concordaram fortemente que as empresas deveriam ajudar a melhorar o meio ambiente. Em todo o mundo, as pessoas estão exigindo medidas em áreas como o aquecimento global com ações individuais que podem gerar um grande impacto.

Publicidade

Encontrando o equilíbrio

pinterest
(Pinterest/Divulgação)
Ao ouvir a expressão “bem-estar“, talvez você pense em spas luxuosos ou passeios para desestressar. Mas no próximo ano, as pessoas pensarão no bem-estar de uma maneira mais ligada ao dia a dia, buscando hábitos fáceis para eliminar a ansiedade, o estresse e a fadiga.

Cada pessoa tem uma rotina diferente. Talvez você escreva em um diário ou seja do tipo dinâmico que fica em constante movimento. Seja qual for seu estilo, há muitas maneiras simples de ter uma dose diária de vibrações positivas.

No conforto do lar

pinterest
(Pinterest/Divulgação)

Lar é onde o coração está, claro. No entanto, hoje em dia, também é onde está seu escritório, a academia e, em alguns casos, até mesmo sua própria cascata. Graças às novas tecnologias e políticas flexíveis de escritório, nunca foi tão fácil fazer tudo em casa, o que representa um grande crescimento para setores como decoração, lazer e serviços de entrega.

Faça uma chamada de conferência no sofá, exercícios físicos na sala de estar e, em seguida, aprecie uma boa cerveja artesanal. O ditado é mais válido do que nunca: realmente não há lugar como o lar.

Continua após a publicidade

Inspiração sem fronteiras

pinterest
(Pinterest/Divulgação)
O mundo parece menor do que nunca à medida que as pessoas trocam influências e tradições de todas as maneiras. Hoje em dia, não é necessário um passaporte para ter contato com outras culturas. Artesãos, chefs e pessoas do dia a dia usam mídias digitais para compartilhar histórias. Os contos de herança e tradição cruzam o globo, inspirando outras pessoas a experimentar coisas novas.

Se você quiser por o pé na estrada, há mais oportunidades do que nunca para aprender diretamente da fonte. Os viajantes atuais priorizam atividades significativas, como visitas artesanais e aulas de culinária. Ao retornar, eles tentam recriar essas experiências nos próprios ambientes e nas refeições que fazem.

Animais mimados

pinterest
(Pinterest/Divulgação)
As pessoas tratam os animais de estimação como membros da família. Muitas vezes, o tratamento é ainda melhor para os familiares de quatro patas. Mais do que nunca, os mimos para animais de estimação estão em alta. Estamos falando de comida especial para cachorro, parquinhos para animais de estimação e até moda felina.

Cada vez mais, os millennials estão deixando eventos tradicionais como o casamento de lado e se preocupando mais com os mascotes. O amor se traduz em cuidados: no Reino Unido, mais de 50% das pessoas com idades entre 19 e 38 anos e que têm animais de estimação afirmaram que prefeririam cortar gastos para eles mesmos do que economizar na hora de cuidar dos bichinhos.

A expectativa é que mais hábitos humanos cheguem ao mundo dos animais de estimação. Afinal, nossos amigos merecem o melhor!

Turismo responsável

pinterest
(Pinterest/Divulgação)
É hora de mudar seus hábitos de viagem. Assim como vários setores, o turismo está chegando a uma encruzilhada ecológica à medida que as pessoas buscam reduzir o impacto ao explorar novos lugares. Para alguns viajantes, isso significa monitorar o impacto ambiental. Eles estão adotando métodos de trânsito mais limpos, ou até mesmo ficando em casa em vez de viajar longas distâncias. Já outros estão mais preocupados com o impacto cultural, evitando locais superlotados e escolhendo destinos com cenas turísticas menores.

Veja a Suécia, onde novas palavras foram cunhadas para hábitos de viagem ecologicamente corretos: Flyskam (“vergonha de voar”) e tagskryt (“gabar-se por andar de trem”). As pessoas ainda buscam aventuras, mas só querem maneiras mais responsáveis de fazer isso acontecer.  

De volta à natureza

pinterest
(Pinterest/Divulgação)
Está ouvindo? É a voz da natureza convidando você a apreciar o ar livre. A natureza é o antídoto perfeito para a fadiga digital, a iluminação artificial e a cultura do sedentarismo.

Além disso, pode diminuir o estresse e aumentar a energia, seja ao observar a paisagem, ao dominar habilidades de sobrevivência ou ao aprender novas atividades ao ar livre. Para outros, até mesmo plantas para áreas internas parecem um sopro de ar fresco. Talvez você seja um amante de aventuras ou um almoço a céu aberto pode já ser suficiente no seu caso. O importante é se desconectar dos dispositivos para entrar em contato novamente com o que o ar livre pode oferecer de bom.

Continua após a publicidade

Tudo espacial

pinterest
(Pinterest/Divulgação)

Prepare-se para a decolagem! Para 2020, há um novo tipo de corrida no espaço. Meio século após o homem pisar na lua, o turismo espacial finalmente parece algo real. À medida que as empresas se preparam para potenciais datas de lançamento em 2020, as pessoas estão viajando em devaneios espaciais.

Um impulso extra vem do foco atual em temas educacionais nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM, na sigla em inglês). A mistura entre ciência e imaginação é o assunto perfeito para as crianças. Independentemente do seu nível de intimidade com assuntos científicos, você com certeza se encantará por assuntos espaciais esse ano.

Direto dos anos 1990

pinterest
(Pinterest/Divulgação)
A virada do milênio não é página virada. Os anos 1990 estão mais vivos do que nunca. As referências a eles estão por todas as partes, de passarelas de alto padrão até dispositivos retrô.   

Para muitos, é uma viagem nostálgica a uma época mais leve. O tempo está passando para os millennials, que já estão revivendo boas memórias e se conectando ao compartilhar experiências. Já a geração Z está descobrindo pela primeira vez a cultura dos anos 1990 e adicionando um toque especial a essas tendências.

A obsessão pelas coisas dos anos 1990 não para de crescer. Então coloque seu chapéu bucket, prepare o discman e comece vivenciar os anos 90 mais uma vez.

Continua após a publicidade

E aí, curtiu as novas tendências? Então clique aqui e navegue pelo nosso perfil no Pinterest, onde você pode encontrar todas as perspectivas de decoração, arquitetura e design, além da cobertura de mostras nacionais e internacionais. Te garanto que você não vai se arrepender!

Publicidade
Publicidade