Os amantes da arquitetura brasileira irão se apaixonar pela mostra que foi aberta hoje (25) no Sesc 24 de Maio, em São Paulo. Infinito Vão: 90 Anos de Arquitetura Brasileira reúne histórias, projetos e obras de 96 profissionais consagrados, como Lina Bo Bardi, Lucio Costa, Oscar Niemeyer, Vilanova Artigas e Paulo Mendes da Rocha — este último, inclusive, projetou o edifício do centro cultural com o escritório MMBB Arquitetos.
O acervo, que tem a curadoria de Fernando Serapião e Guilherme Wisnik, está exposto em uma linha do tempo com início em 1920, incluindo da Semana de Arte Moderna a movimentos e temas contemporâneos, como o direito à cidade e ocupações. A proposta é provocar uma reflexão nos visitantes sobre a liberdade e o desafio de criar uma identidade brasileira em contraponto às influências europeias nas construções do país.
Os núcleos expositivos relacionam diversos elementos da história e cultura que são inspirações para os arquitetos, como as artes plásticas, música e literatura. A criação da bossa nova, por exemplo, trouxe características como a valorização dos espaços amplos, sinuosos e com vão.
Entre os destaques da mostra de arquitetura, estão o conjunto da Pampulha (em Belo Horizonte) e o Plano Piloto de Brasília, ambos de Oscar Niemeyer. O concreto armado aparente paulistano, como o do projeto do Sesc Pompeia, também foi selecionado, assim como os conjuntos habitacionais do Rio de Janeiro e escolas pré-fabricadas.
Serviço
Exposição Infinito Vão: 90 Anos de Arquitetura Brasileira
Sesc 24 de Maio – 5º andar
De 25 de novembro de 2020 a 27 de junho de 2021
Entrada gratuita – é necessário solicitar o ingresso com horário marcado no site.