Você sabe como escolher a toalha de banho ideal?
Gerente de produtos da Camesa indica como acertar em cheio na hora de adquirir o item
Que atire a primeira pedra quem nunca comprou uma toalha de banho ou de rosto jurando que era o modelo perfeito, mas no final se decepcionou. Na verdade, se tratava de uma peça de baixa qualidade, com toque áspero para o corpo e com absorção ruim.
Para que o item atenda a todas as expectativas e necessidades é preciso se atentar a alguns fatores que são determinantes na hora da escolha. Camila Shammah, gerente de produtos da Camesa, marca de artigos voltados para o lar, explica que “existem vários tipos de tecnologias utilizadas na fabricação das toalhas, que são determinantes determinam a qualidade do produto.”
Gramatura
Segundo a gerente, a mais comum é a gramatura. “Também conhecida como gramagem, ela se trata de uma medida de grossura e densidade, que no caso dos produtos têxteis, serve para medir a quantidade de gramas de algodão por metro quadrado. Quanto maior a gramatura de um tecido, mais suave será o seu toque à pele”, informa.
Veja também
- Passo a passo para você escolher a cadeira perfeita para a sala de jantar
- Coisinhas para deixar seu banheiro mais lindo por menos de R$100
Tipo de fio
Camila afirma que para saber se a toalha é macia e vai secar de forma eficiente, é preciso olhar a ficha técnica. “Comece buscando mais informações sobre o tecido. As toalhas que misturam algodão e poliéster, ou qualquer outro fio sintético, são menos macias e possuem menor capacidade de absorção que as compostas por matérias-primas 100% naturais, como o algodão, por exemplo. Isso porque esse tipo de tecido costuma ser mais felpudo e é exatamente isso que faz com que absorva melhor a água”, esclarece.
Outras dicas
Por fim, a especialista sugere mais algumas dicas para o momento de escolha da peça: “Abra a tolha contra a luz, caso houver transparência, é melhor optar por outra. Também é importante se atentar ao tamanho. Como a média é entre 60 a 70 cm de largura por 130 a 135 cm de comprimento, em caso de pessoas mais altas, dê preferência às maiores. Além disso, é melhor evitar secar as peças em secadoras. A alta temperatura diminui a sua durabilidade e ressecam as fibras”, indica.