Bibliotecas: veja dicas de como decorar prateleiras
Estantes ou prateleiras podem ser um ponto focal! Veja como explorar ao máximo o potencial desses móveis!
Por Celina Mandalunis
O que levar em conta para começar a decorar prateleiras
Se você está na fase de projetar ou redecorar uma estante, sugiro que não saia e compre nada neste momento. Antes, é melhor definir certas premissas.
Em primeiro lugar, a inspiração é fundamental. Procure exemplos de decoração de prateleiras que te chamem a atenção e de que você goste. Na Landhi você pode salvar suas fotos favoritas em Ideabooks. Seja claro sobre qual estilo de estética você quer para este móvel.
Se você procura criar algo despojado, se é uma decoração clássica, com toques vintage, ou um ambiente ultramoderno.
As prateleiras são superfícies perfeitas para destacar decorações ou objetos que gostamos, e que contam sobre nossa personalidade e nossos costumes. Por exemplo, reunir memórias de viagem, fotografias, livros, etc.
Considere este espaço como a possibilidade de criar uma “janela ou vitrine” para si mesmo, que lhe permita mostrar os seus tesouros e, ao mesmo tempo, apreciá-los todos os dias. Reunir objetos que contam uma história, que tenham um significado estético, prático ou pessoal, é outro caminho muito legal que podemos considerar.
Passo a passo para organizar sua prateleira
Livros
Acredito que livros não podem faltar em uma prateleira e a chave é distribuí-los nas diferentes superfícies. Misture livros com outros objetos e distribua-os em grupos horizontais e verticais. As horizontais são uma base ideal para apoiar objetos ou peças de arte.
A distribuição de livros verticais enchendo as prateleiras, apertadas e empilhadas dá um ar clássico de biblioteca, nada mal se buscarmos esse efeito. Mas se almejamos algo mais claro, atual e descontraído, então vamos optar por outra forma de agrupá-los.
Podemos agrupar os livros por tema, mas o resultado de reuni-los por cores, tamanhos ou formatos permite uma estética visualmente mais atrativa.
Quadros
Molduras e pinturas também combinam com a decoração das prateleiras. É possível misturar obras de arte, fotos, estampas… Também podemos dar um toque pessoal à composição com uma peça única, como uma foto de família.
Plantas e natureza
Um recurso simples e ideal para dar um toque pessoal a uma biblioteca são os elementos naturais.
Nesta categoria, podemos considerar tudo, desde plantas de interior, cactos e suculentas, até flores secas, galhos e abacaxis ou pinhões, por que não?
Objetos grandes
As peças maiores que usamos para a estante são colocadas primeiro, como: molduras, vasos, esculturas, luminárias, cestos, etc. Começar pelos objetos maiores permite que você reconheça quanto espaço livre haverá para os objetos menores, aqueles que forem colocados por último.
Peças maiores são melhor colocadas nas prateleiras mais baixas. Isso é para criar um certo equilíbrio visual e também por motivos de segurança. Enquanto nas prateleiras superiores será conveniente colocar objetos mais leves.
Pequenos acessórios
Aqui podemos escolher todos os tipos de objetos que gostamos, e melhor se eles se correlacionam entre si, se transmitem uma ideia ou revelam traços de nossa personalidade.
Um exemplo são as lembranças de viagem ou pequenas coleções de cerâmica, estátuas, relógios, arte ou antiguidades. Como você gostaria de organizar e decorar a sua biblioteca? Você já tem o estilo que quer dar? Nos diga!
Veja mais ideias de bibliotecas e prateleiras:
Veja mais conteúdos como este e inspirações de decoração e arquitetura na Landhi!