Localizado no Edifício Itatiaia, um ícone do centro de Belo Horizonte (MG), este apartamento de 75 m² passou por uma reforma assinada por Mutabile Arquitetura que resultou em uma decoração que mescla elementos industriais e retrô.
Com vista para a Praça da Estação, o projeto segue um estilo urbano contemporâneo, com eletrodutos aparentes, concreto exposto e iluminação indireta, combinado com uma estética vintage nos móveis.
As áreas sociais possuem um conceito aberto, com uma única e contínua área que abriga a sala e a cozinha. No entanto, há uma clara distinção visual entre os espaços, com paletas de cores e revestimentos diferentes, além de uma diferença de altura do teto.
A cozinha apresenta piso de pastilhas hexagonais, paredes pintadas de preto, móveis de MDF projetados especialmente para o apartamento e um forro no teto.
Já as salas de estar e jantar contrastam com a modernidade da cozinha, mantendo o piso original de taco e com uma abundância de móveis e decoração antigos.
A lavanderia é discretamente oculta atrás de uma porta de correr de acrílico, ao lado da cozinha.
Na área íntima, o projeto segue a alternância entre o novo e o clássico. O banheiro, por exemplo, apresenta um estilo definitivamente retrô, com uma banheira de imersão, paredes pintadas em tom pastel de rosa, azulejos de metrô, espelho com moldura entalhada em madeira, arandelas antigas de latão e vidro soprado e piso de pastilhas hexagonais.
Já o ateliê traz uma pintura com efeito marmorizado, eletrodutos expostos como parte da decoração e luminárias e móveis modernos.
Nos quartos, tanto o do morador quanto o de hóspedes, há uma combinação dos estilos em um mesmo ambiente, com uma cama tubular, um baú de madeira, piso de taco, luminária de design contemporâneo e uma antiga máquina de escrever como objeto de decoração.
Veja mais fotos!