Continua após publicidade

Defumar a casa: quais os benefícios e como fazer

Precisando renovar as energias da sua casa ou as suas? Um banho de fumaça pode ser a resposta

Por Luiza Cesar
Atualizado em 29 fev 2024, 10h49 - Publicado em 7 mar 2022, 13h00
Defumando a casa com ervas
(Margot Cavin/the spruce)

A fumaça criada pela queima de plantas é um ritual de muitas culturas e religiões ao redor do mundo. Utilizado especialmente quando o morador se sente sobrecarregado ou uma energia ruim está rondando, ele também é poderoso para limpar o espaço quando você se muda para uma nova casa.

Para você entender os benefícios e o que precisa para fazer, listamos, em tópicos, todas as informações cruciais:

Defumando espaço com ervas
(Alina Vilchenko/Pexels)

O que significa defumar a casa?

Sim, defumar a casa é uma atividade que existe e é muito popular. Queimar ervas e espalhar a fumaça pelos cômodos e cantos de um espaço é uma prática que limpa e purifica a alma e o lugar, convidando a energia positiva – os efeitos duram depois que a fumaça dissipa.

Este é mais um dos métodos, entre tantos outros, de eliminar a energia negativa.

Ervas enroladas para defumar
(Eva Elijas/Pexels)

Quais os benefícios de defumar a casa?

Além de limpar a energia negativa, defumar a casa com ervas pode também:

Continua após a publicidade
Materiais necessários para defumar a casa
(Margot Cavin/the spruce)

O que usar para defumar a casa?

Para defumar a casa você precisará de ervas, existem muitas opções de bastão para queimar, com todos os tipos de ingredientes – como rosa, artemísia, alecrim e muito outros. Você sempre pode pegar as plantas do seu próprio jardim, lavá-las e secá-las. Neste caso, coloque em um prato ou cumbuca ou até mesmo faça seu próprio rolo para queimar.

Defumando a casa
(Reprodução/Giphy)

Lembre-se que, para acender, você precisará de fósforos, isqueiro ou velas – a última opção é interessante pois você sempre terá uma fonte para reacender. Um recipiente à prova de fogo também é necessário, pode ser uma tigela de barro, para que você possa segurar em baixo do criador de fumaça e impedir que cinzas e brasas caiam pelos cômodos.

Por último, uma tigela com areia é obrigatório, uma vez que você precisa apagar adequadamente e com segurança o bastão.

Continua após a publicidade
Acendendo as ervas para defumar a casa
(Margot Cavin/the spruce)

Como defumar a casa?

O procedimento é super fácil e o objetivo é deixar a fumaça subir ao mesmo tempo que você visualiza seus desejos e intenções se elevando e se misturando ao universo.

Veja também

Reserve um tempo para reunir tudo o que irá utilizar e desacelere. Para te ajudar a acalmar a mente e o coração, medite por pelo menos 5 minutos. Lembre-se de fazer a cerimônia com uma intenção em mente, esta etapa é fundamental. Antes de começar, contemple seus desejos para a sua casa e família – ter tempo suficiente para fazer tudo com calma é importante.

Defumando a casa
(Reprodução/Giphy)
Continua após a publicidade

Em seguida, vá até a porta da frente do seu lar, acenda o material e comece a movimentar-se pela casa, sempre no sentido horário e ao redor de todo o perímetro. Deixe a fumaça chegar em todos os espaços e até nos mais escondidos – como dentro do armário e cantos escuros -, sempre tomando cuidado e com atenção, afinal, você está mexendo com fogo.

Ao chegar de volta à porta da frente, fale sua intenção uma última vez para encerrar.

Vela para acender bastão de ervas
(Content Pixie/Pexels)

Quais são os principais aromas?

Há muitos materiais vegetais que podem ser utilizados para defumar a casa. Entre os principais estão: sálvia, cedro, erva-doce, lavanda e, é claro, o palo santo.

Sálvia branca, outra erva muito comum, está associada à pureza e apresenta uma presença forte e pesada – sendo muito útil para quando você precisa fazer uma grande limpeza no ambiente.

Continua após a publicidade
Bastão de ervas acesso
(Thirdman/Pexels)

Defumar a casa com louro também é uma possibilidade, ele ajuda com estresse, paz espiritual, prosperidade e é relaxante e anti-inflamatório – bom para alívio respiratório.

Se você se interessa pelo alecrim – por ajudar com a energia, confiança, positividade e proteção – saiba que para desfrutá-lo é preciso seguir as mesmas recomendações para qualquer outro tipo de planta.

Bastão de ervas acesso
(Los Muertos Crew/Pexels)

Como defumar a casa com alecrim ou outras ervas

Ao utilizar ervas frescas, lave, enxugue e seque prendendo-as em um varal de cabeça para baixo. Aguarde entre 15 a 30 dias e as coloque em um prato ou cumbuca para a cerimônia.

Continua após a publicidade

Fazer bastões em casa também é uma opção, você precisa apenas enrolar as plantas escolhidas, ainda frescas, com um barbante ou linha de tecido e deixá-las secar por 15 dias. Opções prontas também estão disponíveis na internet e lojas especializadas, mas não se esqueça de aproveitar o seu jardim e o que ele tem a oferecer.

Apagando as ervas em uma tigela com areia
(Margot Cavin/the spruce)

Cuidados para fazer a defumação

Efetuado de forma correta e seguindo as recomendações, a defumação é uma prática segura. Apenas certifique-se de nunca deixar queimando sem supervisão e, quando acabar, tenha certeza que apagou.

Importante saber, também, que pessoas com asma ou outros problemas respiratórios podem ser sensíveis à fumaça e ter diversas reações. Por isso, sempre deixe janelas abertas, o que também  cria um caminho para a energia indesejada sair.

Publicidade
Publicidade