Continua após publicidade

Modelo de jardim ornamental, urbano e sem água é criado em Sharjah

No clima desértico de Sharjah, foi criado um novo modelo de jardim ornamental, urbano e sem água

Por CicloVivo
Atualizado em 28 fev 2020, 12h00 - Publicado em 28 fev 2020, 12h00
(Reprodução/CicloVivo)

Como lidar com a aridez das grandes cidades? É certo que precisa de mais verde, porém como driblar a escassez de água? Quem se responsabiliza pelo cuidado? A falta de manutenção dos jardins verticais no Minhocão, na capital paulista, por exemplo, levaram alguns moradores a pedirem a retirada na Justiça. Um experimento que está sendo realizado em Sharjah, cidade dos Emirados Árabes Unidos, pode servir de inspiração: adaptar técnicas e espécies às condições climáticas.

(Reprodução/CicloVivo)

O clima em Sharjah é desértico quente e seco. A temperatura ultrapassa facilmente os 40°, a mínima não cai mais de 10° e as chuvas são raridade. Em tais condições, como árvores podem sobreviver? A resposta está no próprio deserto. Ao lado de uma escola desativada da cidade, um projeto experimental plantou espécies típicas do deserto. Os cultivos são cercados por bacias de areia de diferentes formas e tamanhos, construídas com solo local e entulhos da escola.

Continua após a publicidade
(Reprodução/CicloVivo)

A Técnica

Cada bacia forma um microclima perfeito, que otimiza a umidade do ar e a umidade extraída do lençol freático. É uma técnica antiga que garante a não necessidade de irrigação, segundo os idealizadores do projeto – o escritório de arquitetura Cooking Sections, com sede em Londres, e a empresa de engenharia AKT II, também inglesa.

Continua após a publicidade

Quer saber mais? Então clique aqui e veja o conteúdo completo do CicloVivo!

Publicidade