A flor-de-maio (Schlumbergera truncata) é um tipo de cacto nativo do Brasil. Com lindas flores, ela cresce no outono e possui flores de diversas cores: rosas, brancas, amarelas, lilás e laranjas. O seu tamanho pode chegar a 30 centímetros de altura. Veja as dicas da paisagista Renata Guastelli para plantas flor-de-maio
Flor de maio: como cuidar
Solo
Segundo Renata, o solo ideal é o drenado e fértil. “Pode ser feito com terra, areia e húmus de minhoca. É essencial colocar pedras ou cascas de pinus no vaso para fazer a drenagem da água”, explica.
Iluminação
A flor-de-maio precisa de iluminação meia-sombra, ou seja, ela precisa de luminosidade mas não gosta de receber luz do Sol diretamente.
Rega
“A rega deve ser uma ou duas vezes na semana, porque a planta não gosta de excesso de água. Para saber se já é hora de regar novamente, coloque o dedo na terra e veja se ela está seca. Se sim, pode fazer a rega de novo”, comenta a paisagista.
Vaso ideal para flor-de-maio
Renata ressalta que, “para cuidar bem da flor-de-maio é preciso prestar atenção ainda no tipo de vaso que a planta será cultivada”. É indispensável um vaso com drenagem, porque a planta pode acabar apodrecendo com o excesso de água acumulada. “Os vasos ou cachepôs sem furos não são muito indicados”, finaliza.
Cores de flor de maio
Originalmente, a flor de maio tem coloração rosada ou avermelhada. Porém, cruzamentos entre as variantes permitiram o surgimento de outras cores.