Que tal aproveitar o começo do ano para criar um ambiente com mais plantas em casa? O contato com a natureza ajuda a reduzir o estresse e a temperatura interna, tornando o espaço muito mais agradável para viver e trabalhar. Esta é uma boa hora para repensar a relação com a casa e criar um local que contribua para a saúde e o bem-estar de todos.
Mesmo quem mora em casa, nem sempre há espaço disponível para um jardim com gramado e vasos. Em apartamento, o desafio de conviver com mais verde se torna ainda maior. Nesse contexto, os jardins verticais vieram para ficar e podem ser instalados com diversos tipos de plantas, temperos e hortaliças em sacadas, salas, quartos ou escritórios.
O que você precisa para fazer um jardim vertical simples
Segundo o engenheiro agrônomo João Manuel Feijó, da Ecotelhado, as paredes verdes podem ser instaladas em qualquer parede ensolarada ou com iluminação indireta. Cada floreira tem em média 0,45 largura X 0,10 de altura e 0,12 de profundidade e pode receber diversos tipos de vegetação, plantas aromáticas e flores.
O segredo é escolher as plantas certas e não deixar faltar água ou molhar em excesso. Para ambientes expostos ao sol, ele sugere aspargos, lambari roxo, e dólar, por exemplo. Internamente, a samambaia e zamioculcas costumam se dar muito bem. O tapete inglês é uma linda espécie e tem uma excelente adaptação aos ambientes, tanto no sol quanto em meia sombra. Suas flores estão presentes em quase todo o ano e ganham destaque no verão.
“Lembrando que, assim como nós, as plantas são seres vivos que precisam de cuidado. A vegetação se manterá saudável se receber atenção. Garanta que as necessidades de luz, água, poda e nutrientes sejam supridas e ela durará por muito tempo”, ressalta João Manuel Feijó, que é especialista em design biofílico.
Faça você mesmo um jardim vertical com floreiras
Uma alternativa para quem deseja fazer o jardim vertical é utilizar floreiras de plástico 100% reciclado. O sistema Mamute Ecotelhado é instalado em suportes de aço galvanizados. Possuem um reservatório de água com aberturas na parte inferior, por onde passa o excedente de água para a irrigação de todas as outras jardineiras da coluna. Isso facilita o crescimento das raízes e a manutenção saudável das plantas.
Confira o passo a passo:
1 – Comece medindo
Para medir a distância exata para fixação dos suportes na parede, encaixe uma floreira nos suportes e marque com lápis o local exato de fixação dos 4 parafusos (um parafuso em cada extremidade dos suportes). A distância horizontal entre os furos será de 45 cm e a distância vertical entre os furos será de 25 cm.
2 – Com uma furadeira, fure a parede nos pontos marcados e encaixe as buchas
3 – Segure os suportes e encaixe os parafusos, fixando-os na parede
4 – Coloque as mudas de plantas nas floreiras, completando-as com substrato leve (argila expandida, chips de coco ou fibras de coco)
5 – Encaixe as floreiras já vegetadas nos suportes. Comece a encaixar pelo último gancho e encaixe uma floreira a cada 3 ganchos
Seu jardim vertical está pronto!