CASACOR São Paulo 2019: o que esperar da 33ª edição da mostra
Repleto de novidades, o evento está ainda mais sustentável e tecnológico
por Marianna GualterAtualizado em 7 Maio 2019, 18h22 - Publicado em
6 Maio 2019
17h14
Estamos a menos de um mês de um dos eventos mais aguardados do calendário nacional de arquitetura, design e decoração: a CASACOR São Paulo. Todos os anos, ela reafirma seu papel crucial no mercado e apresenta novas tendências, deixando claro o porquê da CASACOR ser a maior mostra do segmento nas Américas.
Em sua 33ª edição, a mostra mantém a tradição de proporcionar experiências incríveis para os visitantes. Restaurantes, bares e boulangeries garantem o melhor da gastronomia. Lojas selecionadas oferecem a oportunidade de comprar produtos incríveis. Novidade deste ano, a Arena CASACOR promoverá semanas temáticas com palestras e debates reflexivos sobre as grandes questões do morar. Por fim, a CASACOR São Paulo 2019 inova com alterações no circuito e grandes investimentos em sustentabilidade e tecnologia.
Publicidade
Publicidade
Planeta Casa
As mudanças mais efetivas e duradouras ocorrem de dentro para fora. É com essa linha de pensamento que a CASACOR optou pelo tema Planeta Casa em 2019. Se encararmos o lar como universo particular de cada indivíduo, é a partir dele que as mudanças e conexões surgem, e assim podem transformar o entorno e a comunidade.
“É pensar de dentro para fora, começando pela nossa individualidade e nosso propósito como ser humano, somente assim conseguimos enxergar o outro, como um elo no cuidado com o mundo”
Lívia Pedreira, diretora superintendente da CASACOR.
O tema será seguido por todas as edições nacionais e internacionais da mostra – que percorre mais de 18 cidades brasileiras e quatro países, incluindo a CASACOR São Paulo.
Para traduzir o Planeta Casa em ambientes, o elenco será pautado em três pilares essenciais: afetividade, tecnologia e sustentabilidade. Os elementos são parte da receita para o lar ideal, que respeita o meio ambiente, usufrui das facilidades contemporâneas e estimula o amor pela vida.
Em cada nova edição da CASACOR, o compromisso com a sustentabilidade é reforçado e aprimorado. Em 2019, a meta é deixar de produzir 450 toneladas dos mais diversos resíduos em todas as fases do evento e dar destinação adequada para o restante.
Há três anos, a mostra assumiu a responsabilidade de buscar a certificação ISO 14.001 até 2020. No ano passado, a CASACOR São Paulo ratificou uma série de medidas e soluções e conseguiu impedir que 99,3% das 2.323 toneladas de resíduos gerados fossem para aterros sanitários – o material desviado foi reciclado ou reaproveitado*.
Redução do uso de alvenarias
Tecnologias de construção a seco já apareceram em alguns ambientes da mostra paulistana em 2018, como a Loja CASACOR, feita pelo Marton Estúdio. Os sistemas industrializados aliam precisão, ganhos significativos de tempo e benefícios para o meio ambiente: evitam o desperdício de recursos naturais, principalmente a água.
Em 2019, as construções usando esses moldes serão maioria na CASACOR São Paulo. O uso de alvenarias foi drasticamente reduzido neste ano, sendo apenas permitido em casos pontuais, se houver comprovação técnica e exigência funcional – por exemplo, a necessidade de fazer um muro de arrimo.
A medida faz parte da estratégia de gestão de resíduos e foi adotada considerando que a CASACOR é uma mostra de arquitetura efêmera, então não há necessidade de montar estruturas com carácter definitivo que serão demolidas dois meses depois.
Continua após a publicidade
“Não é só dizer que a gente faz a valorização de 99,3% que está tudo bem. Temos que dar uma nova utilização para aquele material e fazer doações, mas a gente não precisa gerar o resíduo”.
Arquiteto da mostra, Darlan Firmato.
Reaproveitamento do drywall
O drywall é um dos principais materiais utilizados para fazer as divisões entre os espaços na mostra. O método é composto por placas de gesso que são parafusadas.
Um dos objetivos desta edição é conseguir reaproveitá-lo, realizando um trabalho de conscientização com os arquitetos e suas empreiteiras para que, ao final dos meses de evento, essas placas sejam desparafusadas, conservadas e utilizadas pelos próprios profissionais em outros projetos ou encaminhadas para ONGs.
Todos os anos, a CASACOR incentiva seus participantes a darem um novo uso para elementos usados na estrutura de seus ambientes. No ano passado, 61 toneladas de materiais da mostra paulistana foram doados para ONGs*.
Continua após a publicidade
Zerar a emissão de carbono
Em sua 33ª edição, a CASACOR São Paulo pretende fazer a compensação total de sua emissão de carbono.
Em 2018, a meta do evento era realizar 48% da compensação, ela foi batida e o resultado final foi 78,9%. Isso foi possível devido ao programa de gestão de resíduos e a dois fatores importantes: primeiro, ao final da mostra, toda a madeira usada no evento foi transformada em biomassa; segundo, todas as sobras de alimentos recuperadas nos meses de duração foram transformadas em adubo orgânico*.
Economia circular
Ao invés enviar os resíduos para aterros sanitários, que tal devolver para indústria que pode transformá-los em insumo para novas fabricações? Essa prática evita não só o descarte, mas também a extração de novas matérias-primas.
Continua após a publicidade
Todo o isopor da CASACOR São Paulo 2018 foi coletado e enviado para uma empresa no sul do país, o material foi processado e ganhou nova vida na forma de rodapés, rodameios e outros produtos. O mesmo aconteceu com o entulho, triturado e transformado em agregado para a construção civil, e com o vidro, enviado para indústrias que utilizam o elemento. Em 2019, a mostra paulistana pretende repetir e melhorar os feitos.
Detalhes essenciais
A preocupação com a sustentabilidade também está em cada um dos espaços. Todos os metais Deca utilizados na mostra terão dispositivos economizadores de água. Além disso, a Coral forneceu tinta a base d’água para os ambientes.
Se as mudanças são a finalidade, as reflexões e discussões são o caminho. Em mais uma manifestação do tema Planeta Casa, a mostra paulistana apresenta a Arena CASACOR, um espaço destinado para palestras, debates e reuniões, que levantarão questões importantes referentes ao morar, as profissões que o envolvem e até ao papel da própria mostra.
Os encontros acontecerão durante toda a CASACOR São Paulo, sempre de terça a sexta, à noite – geralmente a partir das 19h30 –, e serão divididos em semanas temáticas.
A primeira será de mestres da CASACOR, com renomados profissionais que fazem ou já fizeram parte da história da mostra. Em seguida, virá a semana dedicada para arte, depois arquitetura e, por último, sustentabilidade. Ao final do ciclo, os temas serão repetidos mais uma vez – com exceção do primeiro, que será transformado em design.
Na nona e última semana da mostra, não haverá um tema específico, a ideia é reunir reflexões e fazer um apanhado geral dessa edição.
Em breve, o site oficial da CASACOR irá divulgar a programação completa do espaço e também instruções de como participar de cada um dos encontros.
Graças a uma parceria da CASACOR São Paulo com Mackenzie, Belas Artes e IED, professores destas instituições participarão de alguns dos eventos. Além disso, grupos de alunos, que estudam nesses centros acadêmicos, terão aulas práticas na mostra paulistana.
Publicidade
Circuito e ambientes
Quem já está acostumado com a CASACOR São Paulo, sabe que o circuito sempre começa pela direita, certo? Não mais! Em 2019, o caminho será iniciado pela esquerda! A ideia é dar uma luz nova e mostrar os ambientes por um outro ângulo.
Nesta edição, a entrada será feita pela Tribuna 2, localizada na Av. Lineu de Paula Machado, 1.075. A mostra terá ao todo cerca de 15 mil m². Além da tribuna, o visitante irá percorrer um pouco da antiga vila de funcionários, o bar do relógio e duas pagadorias.
A visita inicia com um setor de casas, logo em seguida aparecem os primeiros espaços gastronômicos – uma boulangerie, um restaurante e um café –, depois de mais algumas casas e alguns estúdios, o público é encaminhado para o prédio da tribuna. No edifício, o visitante encontra mais estúdios, alguns lofts e um apartamento completo – localizado no segundo andar. Ao sair do prédio, é recebido por uma área mais comercial, que inclui espaços de convivência, lojas, um restaurante e um bar. A arena CASACOR é o último ambiente do circuito.
Considerando que uma visita detalhada pode demorar entre três e quatros horas, ao montar o percurso, a mostra se preocupou em criar algumas paradas, onde o visitante pode descansar, tomar água ou café, e até carregar o celular. Além disso, ao longo de todo o caminho existem banheiros posicionados estrategicamente.
Ambientes para ficar de olho:
1. Para construir a casa que assinam na mostra, os arquitetos da Intown Arquitetura, Alexandre Gedeon e Hugo Schwartz, estão reaproveitando toda a estrutura metálica, as esquadrias, as marcenarias e as luminárias que usaram na última CASACOR Rio de Janeiro.
Continua após a publicidade
2. Pilares e vigas metálicas, que já pertenceram a um shopping, foram usados na casa do Très Arquitetura. Uma boa parte do ambiente será feita de vidro. As vigas encontradas em um ferro-velho foram escolhidas porque representavam uma alternativa sustentável para criar uma estrutura leve.
3. A mesma estrutura de madeira usada na Loja CASACOR do ano passado será reaproveitada nessa edição. O Marton Estúdio está novamente responsável pelo ambiente. A construção feita a seco ficou guardada no Jockey e agora será exposta. Como a loja esse ano é um pouco maior, ela sofreu uma leve alteração para aumentar o espaço.
Continua após a publicidade
4. O Plantar Ideias assina um dos espaços de convivência da mostra, o Varandar. O mobiliário usado na área foi criado pelo escritório e utiliza placas de energia solar em sua composição – a ideia é ressignificar o material. Os móveis serão acesos à noite e poderão ser utilizados pelo público. Além disso, também serão fonte de energia para os visitantes carregarem os celulares.
5. A praça feita pelo KalilFerre Paisagismo terá bebedouros disponíveis para o público. A ideia é que os visitantes levem a própria garrafinha — preferencialmente a reutilizável — e possam abastecê-la no espaço. A medida faz parte da estratégia sustentável da CASACOR e procura diminuir a quantidade de plásticos comprados e descartados na mostra.
Continua após a publicidade
6 . Se depender da arquiteta Ana Luiza Sawaia, o público se sentirá acolhido e relaxado na CASACOR. Todos os detalhes da saleta criada pela profissional convergem para o conforto. O ponto-chave do espaço é o piso aquecido de madeira, que promete abraçar o visitante. Segundo a arquiteta, o espaço é interativo e o público será convidado a retirar os sapatos.
Publicidade
Obras da CASACOR São Paulo 2019
Publicidade
Gastronomia
O visitante da CASACOR não encontra apenas uma mostra de decoração, mas uma experiência sensorial completa. Restaurantes e boulangeries são tradicionais na mostra paulistana e apresentam sempre o melhor da gastronomia.
Em 2019, a CASACOR São Paulo receberá cinco estabelecimentos gastronômicos:
Restaurante Badebec
Figurinha carimbada na mostra paulistana, o Badebec retorna para sua 16ª edição – após um ano distante. Comando por Lourdes Bottura, o buffet terá opções variadas, incluindo alimentos orgânicos. O espaço será assinado por Gustavo Paschoalim.
Bar Iulia
Ótimo lugar para celebrar com os amigos e fazer um rápido lanche. O Iulia é um tradicional de comida contemporânea, localizado no Jockey Club e criado pelos irmãos Rodrigo e Ricardo Lima. Marcelo Diniz dará vida ao ambiente.
Café Ofner
A Ofner participa pela segunda vez da mostra, com salgados, bolos e lanches deliciosos. O espaço está maior do que ano passado e será assinado por Jóia Bergamo.
Continua após a publicidade
Dona Deôla
A Dona Deôla é ideal para tomar um bom café acompanhado pelas delícias da tradicional padaria paulistana. Patrizia Genovese e Andrea Camasmie assinam o ambiente.
Limone
Localizado no começo da mostra, o Limone irá conquistar os visitantes com um incrível cardápio à la carte. O espaço será feito pela dupla Rodrigo Ramos e Márcia Buschinelli, do Habitat Projetos Inteligentes.
Publicidade
Para relembrar: espaços gastronômicos da CASACOR São Paulo 2018
Publicidade
Lojas
Selecionadas a dedo, as lojas presentes na CASACOR São Paulo completam a experiência exclusiva da mostra. Neste ano, o público poderá fazer compras em quatro estabelecimentos:
Gustavo Eyewear
Pela segunda vez na mostra, a Gustavo Eyewear apresenta incríveis e exclusivos óculos pintados à mão, fabricados artesanalmente pelo designer Gustavo Gonçalves. O espaço será feito por Daniela Colnaghi.
Mels Brushes
Pela primeira vez mostra paulistana, a Mels Brushes já esteve em outras edições da CASACOR. Os produtos da marca são perfeitos para perfumar e decorar os ambientes com muita sofisticação. Sharon Filtrer irá criar o ambiente.
Etna
A Etna, famosa rede de móveis e objetos de decoração, irá participar da mostra com uma loja departamento, específica para vender utensílios domésticos. O ambiente será assinado por Maurício Queiroz.
Loja CASACOR
Com uma forte curadoria, a Loja CASACOR reúne os melhores itens relacionados a design, arquitetura e decoração. O espaço será feito novamente pelo Marton Estúdio.
Publicidade
Para relembrar: espaços comerciais da CASACOR São Paulo 2018
Publicidade
Tecnologia
Sempre antenada às principais tendências do segmento da arquitetura, design e decoração, a CASACOR aposta no investimento em tecnologia para melhorar a experiência do visitante não só na mostra, mas ao longo de todo o ano.
Novo site
A CASACOR está remodelando seu site para melhorar a navegação do visitante, facilitando o acesso a conteúdos sobre eventos, profissionais, ambientes e marcas. O novo portal terá um pré-lançamento nas próxima semanas, com informações gerais da CASACOR São Paulo 2019, e, na estreia da mostra, terá todo seu potencial entregue ao público.
Uma das principais novidades é que haverá uma área exclusiva para comprar produtos expostos de forma fácil e direta. Além disso, a ideia é aprimorar o cadastro dos clientes e assim montar experiências personalizadas para os diferentes públicos, desde os apreciadores do segmento, passando por estudantes e chegando aos profissionais da área.
Ingressos e reservas online
Os ingressos da CASACOR São Paulo 2019 serão vendidos online e não é necessário imprimi-los para entrar na mostra. O visitante deve apresentá-los no celular, tablet ou em outro dispositivo. Essa medida está aliada a estratégia de sustentabilidade da CASACOR e irá evitar o desperdício de papel e tinta para impressão. Outros eventos internos também poderão ser comprados ou reservados pelo site.
QR Codes nos ambientes
Para aprofundar a experiência em cada ambiente, QR Codes estarão disponíveis nos espaços. Com a câmera de seu smartphone, o visitante pode capturar os códigos e acessar páginas online com conteúdos exclusivos: fotos, vídeos, descrições e informações sobre os profissionais.
Continua após a publicidade
Mapa online
O mapa da mostra estará disponível online, assim o visitante terá mais facilidade para encontrar o que procura. Além disso, a não impressão do material segue a mesma lógica dos ingressos, evita o desperdício de papel e tinta.
WI-FI
Para usufruir de todas as novidades, os visitantes terão acesso a uma rede gratuita de WI-FI. Para utilizá-la basta realizar um cadastro simples e rápido.
Publicidade
Serviço
Onde:
Jockey Club de São Paulo – Av. Lineu de Paula Machado, 1075
Saiba logo no início da manhã as notícias mais importantes sobre a pandemia do coronavirus e seus desdobramentos. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter