Como os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022 começaram oficialmente, o comitê olímpico internacional revelou o design das medalhas deste ano. Chamado ‘tong xin’ que significa ‘juntos como um’ em chinês, as medalhas são compostas por cinco anéis e um centro.
O design é fortemente influenciado pelos antigos pingentes de círculo concêntrico de jade chinês, com os cinco anéis representando o espírito olímpico que une as pessoas e o esplendor dos jogos olímpicos de inverno que está sendo compartilhados em todo o mundo.
O comitê organizador olímpico de Pequim (BOCOG) disse que as formas das novas medalhas se assemelham às de 2008, a fim de mostrar a capital como a primeira “cidade olímpica dupla” – a primeira cidade a sediar jogos de verão e inverno.
Veja também
- Design olímpico: conheça os mascotes, tochas e piras dos últimos anos
- Tóquio 2020: medalhas olímpicas serão feitas com metal reciclado
- Design dos uniformes olímpicos: uma questão de gênero
De acordo com os princípios do BOCOG de jogos olímpicos “agilizados, seguros e esplêndidos”, a configuração das medalhas de ouro, prata e bronze é simples e clássica.
Na frente de cada medalha, há uma gravura central dos cinco anéis olímpicos acompanhados pelas palavras ‘XXIV jogos olímpicos de inverno Pequim 2022’ e cercados por padrões de gelo, neve e nuvens.
Na parte de trás, o emblema dos jogos olímpicos de inverno de pequim 2022 ocupa uma posição central, enquanto o nome chinês completo dos jogos olímpicos de inverno de pequim 2022 está gravado em torno dele.
Também na parte de trás está o nome do evento da medalha, gravado no anel mais externo. o anel é côncavo, que ecoa o design tradicional do pingente de jade. Os desenhos esculpidos rasos nos anéis são todos baseados em padrões tradicionais chineses.
*Via Designboom