Designer cria um relógio mecânico com cartas
Já pensou poder ver a hora com simples cartas de baralho?
O designer japonês Shinsaku Hiura transformou um baralho em um relógio robótico moderno e minimalista chamado Casino’clock, usando peças impressas em 3D, incluindo a roda giratória do mecanismo.
O designer diz que um dos desafios do projeto era fazer um display de abas divididas e a fabricação das abas, levando-o a usar cartas de baralho.
Roda de fiar automática
Shinsaku Hiura diz que a impressão das peças veio a seguir. Ele produziu uma roda de base com sistema de encaixe para permitir que os cartões girassem. Antes de encaixar as cartas nas dobradiças, ele testou primeiro o quão seguro ficariam durante o movimento, travando o suporte da carta no rotor impresso em 3D e fazendo um teste de empurrar e puxar.
Em seguida, ele colocou o motor do tamanho de um polegar atrás do rotor e o aparafusou. O designer montou a roda de fiar, agora movida a motor, em um conjunto de pilares acorrentados por braçadeiras para que não desmoronassem.
“Se elas estiverem soltas, uma gota de supercola do orifício externo já basta para consertá-las”, escreve Hiura. Uma vez satisfeito, ele continuou a inserir as cartas de baralho em suas dobradiças até criar um guarda-chuva de cartas preso ao rotor.
Como funciona
As cartas são fixadas com fitas dupla-face e deslizadas na dobradiça, para que o cartão não caia durante a rotação. Há um gancho em forma de L na parte superior do rotor, elemento que impede que as cartas simplesmente rodem sem parar.
Hiura testou sua criação usando seu microcontrolador, a ferramenta que faz o flip clock girar. Ele fez isso para três unidades até formar um conjunto para indicar hora e minutos. Dependendo do usuário, o coringa significa zero, enquanto os Valetes valem 11, Damas valem 12 e Ases equivalem a 1.
*Via Designboom