Arquiteto redesenha o bonde histórico de Milão para o pós-isolamento
O italiano Arturo Tedeschi criou um projeto para o veículo, que atenda às regras de distanciamento social
Projetado como uma releitura moderna do bonde clássico da classe ATM 1500, que foi usado pela primeira vez em Milão, em 1929, o novo modelo, chamado Passerella, reinterpreta seu estilo e proporções. Assinado pelo arquiteto italiano Arturo Tedeschi, o bonde criado para o “novo normal” é equipado com soluções discretas de distanciamento social.
![Arquiteto-redesenha-o-bonde-histórico-de-Milão-casacom-2](https://gutenberg.casa.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/07/arquiteto-redesenha-o-bonde-histc3b3rico-de-milc3a3o-casacom-2.jpg?quality=95&strip=info&w=1024)
Além da mudança no design externo do veículo, Tedeschi acrescentou tecnologias e adaptações para a vida após a pandemia de coronavírus. Seu interior apresenta divisões de acrílico para separar assentos individuais e marcadores em forma de círculo no chão para funcionar como sinais discretos de onde os viajantes devem ficar para manter uma distância segura.
![Arquiteto-redesenha-o-bonde-histórico-de-Milão-casacom-3](https://gutenberg.casa.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/07/arquiteto-redesenha-o-bonde-histc3b3rico-de-milc3a3o-casacom-3.jpg?quality=95&strip=info&w=1024)
“As medidas de distanciamento social adotadas pela cidade — uma das mais afetadas pela pandemia de Covid-19 na Itália — estão mudando os hábitos dos cidadãos e a maneira como eles vivem e percebem o transporte público”, afirma o profissional.
![Arquiteto-redesenha-o-bonde-histórico-de-Milão-casacom-1](https://gutenberg.casa.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/07/arquiteto-redesenha-o-bonde-histc3b3rico-de-milc3a3o-casacom-1.jpg?quality=95&strip=info&w=1024)
O interior foi pensado para ser como uma passarela da moda (ou passerella em italiano), disposto como um corredor aberto com fileiras de assentos alinhadas de cada lado. “Moda é o DNA de Milão”, justifica o designer. Essa passagem é cercada de materiais sofisticados, como bordas douradas em forma de arco nos divisores de acrílico, que combinam com as marcações circulares no chão e se destacam na base preta do interior. “Acho que a moda também pode ser um antídoto neste momento pós-COVID”, acrescenta.
![Arquiteto-redesenha-o-bonde-histórico-de-Milão-casacom-9](https://gutenberg.casa.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/07/arquiteto-redesenha-o-bonde-histc3b3rico-de-milc3a3o-casacom-9.jpg?quality=95&strip=info&w=1024)
O esquema de cores, em amarelo e preto, também foi pensado para o exterior do bonde, que apresenta um display eletrônico que informa as pessoas das próximas paradas.
![Arquiteto-redesenha-o-bonde-histórico-de-Milão-casacom-7](https://gutenberg.casa.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/07/arquiteto-redesenha-o-bonde-histc3b3rico-de-milc3a3o-casacom-7.jpg?quality=95&strip=info&w=1024)
O teto do veículo também recebeu essa estética simples e listrada, de modo que parece atraente quando vista das varandas das pessoas. Essas faixas fazem referência ao movimento futurista artístico e social italiano, que estava enraizado em ideias de velocidade, tecnologia e transporte.
![Arquiteto-redesenha-o-bonde-histórico-de-Milão-casacom-10](https://gutenberg.casa.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/07/arquiteto-redesenha-o-bonde-histc3b3rico-de-milc3a3o-casacom-10.jpg?quality=95&strip=info&w=1024)
O design atualizado mantém as mesmas dimensões do modelo ATM Class 1500 original, mas apresenta melhor acessibilidade, com o piso na mesma altura da plataforma de espera. O conceito Passerella também mantém os detalhes frontais do modelo 1503 original e, uma vez que o distanciamento não for mais uma necessidade, os divisores de acrílico poderão ser retirados sem que interfira no design pensado pelo arquiteto.\
![Arquiteto-redesenha-o-bonde-histórico-de-Milão-casacom-5](https://gutenberg.casa.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/07/arquiteto-redesenha-o-bonde-histc3b3rico-de-milc3a3o-casacom-5.jpg?quality=95&strip=info&w=1024)