São Paulo é eleita a 1ª cidade do mundo para abrigar o bar Hoegaarden
A Greenhouse, em pinheiros, é um convite à descontração e à conexão com a natureza em meio ao caos urbano
A Hoegaarden abriu o primeiro bar da marca em todo o mundo, no fim de março! São Paulo foi escolhida para receber o espaço, que é um convite à descontração e ao relaxamento em meio à metrópole caótica. Localizado no Largo da Batata, o local tem 360m² e comporta até 200 pessoas.
A Hoegaarden é a Witbier mais famosa do mundo. Este tipo de produção de cerveja leva trigo e é composto por cascas de laranja e sementes de coentro. Produzida tradicionalmente na Bélgica, a bebida fica com um sabor mais cítrico, leve e refrescante. A Witbier também é conhecida como Belgian White (cerveja branca, em tradução livre). “Essa renomada cerveja tem dez medalhas no World Beer Cup (seis de ouro, duas de prata e duas de bronze), a principal premiação cervejeira do mundo. Ela surgiu a partir de uma receita criada pela primeira vez na Idade Média, mais especificamente em 1445, na vila belga homônima a marca.”, conta Arnaldo Garcia, gerente de Marketing da Hoegaarden.
Não é a toa que o nome da marca homenageia um pequeno vilarejo belga, de mesmo nome, que fica a 40km de Bruxelas e é totalmente diferente de grandes centros urbanos, reconhecido pelo slow living e o modo simples de aproveitar a vida.
O projeto do primeiro bar da Hoegaarden precisava carregar todo o DNA da marca em sua concepção. Para isso, o Metamoorfose Studio criou um espaço que busca despertar a descoberta através da natureza, do respiro urbano, da botânica e dos ingredientes frescos, propondo um momento de pausa na cidade, em uma região que é marcada pela diversidade. “O espaço foi moldado e pensado com o conceito coletivo, no qual diferentes experiências sensoriais seriam compartilhadas”, revela André Procópio, sócio fundador do Metamoorfose.
A Greenhouse (casa verde, em tradução livre), como é chamada pelos idealizadores, propõe a reconexão com a natureza. “Por isso, resolvemos criar algo diferente de tudo o que podemos encontrar em São Paulo. O bar conta com 264 plantas, de 38 espécies. Além disso, foi desenvolvida uma paisagem sonora artística idealizada pelo coletivo de arte tecnológica The Force. A ideia é justamente fazer as pessoas se sentirem em uma verdadeira vila belga, como a vila de Hoegaarden, onde surgiu essa renomada cerveja.”, acrescenta Arnaldo.
“O jardim por si só já garante boa parte da sensação do respiro urbano. Na área externa, trabalhamos com um layout adaptativo, onde os espaços de permanência podem ser facilmente desmontados para atender diferentes consumidores.”, completa André.
Além de uma incrível atmosfera, o bar propõe uma experiência imersiva com a Witbier. “A degustação dessa cerveja envolve diversas experiências, e a primeira delas acontece logo no momento de servi-la. A Hoegaarden tem um copo especial desenvolvido especialmente para ela, que ajuda na percepção dos aromas e sabores. O serviço também é feito de maneira diferenciada, com esse copo sendo segurado em um ângulo de 45°. A parte final do recipiente é preenchida com os sedimentos que ficam no fundo da garrafa, algo característico desse estilo. No fim, o copo, que é resfriado antes de ser usado, ainda recebe uma rodela de laranja.”, diz Arnaldo.
Além disso, todo o cardápio, assinado pelo chef Raphael Desperite, foi montado especialmente para o bar. O conceito “farm to table“– da fazenda para a mesa, em tradução livre –, que carrega comida fresca e saudável, com produtos orgânicos, comprados de pequenos produtores, foi aplicado na hora de selecionar as receitas.
As cervejas são servidas em chopes, disponíveis em três tamanhos: 200 ml, 330 ml ou 500 ml, ou garrafas. O cardápio inclui três opções da escola belga: Hoegaarden, IPA e Blonde. Os preços variam de 11 a 34 reais. A água é gratuita para todos os consumidores.
Serviço Greenhouse de Hoegaarden
Endereço: Rua Fernão Dias, 672 – Pinheiros
Horário de Funcionamento: 2ª feira: fechado / 3ª e 4ª feiras: 12 às 00h / 5ª a sábado: 12 às 1h / Domingo: 12 às 22h
Capacidade: 200 pessoas
Preços: de R$11 a R$ 34 reais para chopes e garrafas de cerveja.