“Loft” pode ser um termo pouco empregado em conversas gerais, mas se você, assim como a nossa redação, adora assistir séries estrangeiras, provavelmente já viu aqueles apartamentos maravilhosos no Brooklyn ou Soho.
Geralmente, este estilo de apartamento é bem amplo, sem divisões, localiza-se em andares altos e apresenta um décor industrial. Quer entender melhor sobre o loft, como montar um loft industrial e o que utilizar na decoração? Se liga:
O que é loft?
First things first: a palavra “loft” vem de expressões inglesas, germânicas e nórdicas que remetem à altura. Não à toa: são espaços que geralmente se localizam logo abaixo dos tetos das construções, como em mezaninos ou sótãos.
Originalmente, eram espaços logo abaixo das coberturas de galpões, armazéns, celeiros ou fábricas. Em 1970, porém, passamos a ver o loft como os dias de hoje. Isso porque o bairro Soho, em Nova York, passou por um processo de desindustrialização. Os artistas viram aí uma oportunidade para reaproveitar os espaços e passaram a utilizar os galpões industriais como moradias e ateliês.
Não havia, então, uma separação entre o ambiente de morada e de trabalho. Tudo era integrado e amplo. Com o tempo, o modelo foi apropriado pelo mercado imobiliário e se tornou mais elitizado, sendo hoje bastante valorizado em Nova York.
O que é o estilo industrial?
Dada a sua trajetória na história, os lofts incorporaram o estilo industrial em suas primeiras versões, na década de 1970. O estilo tem como base elementos despretensiosos, como concreto, tijolos aparentes e ferro. Estes materiais são apresentados de forma crua e rústica, dispensando “polimentos”.
Além disso, o estilo industrial valoriza a manutenção de canos hidráulicos e instalações elétricas à mostra. Hoje em dia, o queridinho deste tipo de decoração é o cimento queimado, que pode ser aplicado tanto em paredes quanto no piso.
Outro recurso bastante utilizado pelos amantes do industrial é o tijolinho: na cor branca ou marrom, se combinam com a madeira e os canos expostos para garantir a rusticidade do ambiente. A iluminação em trilhos também faz parte do estilo.
Veja também
- Apê de 32m² no Rio se transforma em loft com estilo industrial
- O que é Loft? Um guia completo sobre essa tendência de morar
- Toques industriais e minimalistas marcam este loft de 140 m² em Nova York
Como montar um loft industrial?
Nos dias de hoje, um loft industrial pode surgir de um grande imóvel ou de um espaço pequeno. De qualquer forma, a integração dos ambientes será a grande aliada do arquiteto, mas alguns pontos devem levar atenção. Confira:
O que usar na decoração de um loft industrial?
Como o loft evoca espaços integrados, o morador pode utilizar os próprios móveis para “dividir” os ambientes, por isso a disposição deve ser bastante planejada. Em lofts industriais pequenos, vale apostar em um mobiliário multifuncional, como sofás-cama, mesas retráteis, pufes-baú etc.
Além disso, aposte em espelhos para aumentar a sensação de amplitude. Para valorizar o pé-direito, que tal uma gallery wall? Objetos da rotina, como pratos, panelas, talheres e outras peças também podem ser utilizados para compor a estética do cômodo.
Quais elementos devem conter em um loft industrial
Em um loft de estilo industrial, use e abuse dos itens do estilo decorativo: tijolinhos, tubulações e fios elétricos aparentes, cimento queimado, concreto, metais, iluminação em trilhos e materiais como ferro e concreto. Elementos da vida urbana, como bicicletas, skates e graffitis, também são bem-vindos.
Precisa de um estímulo visual para se inspirar? Confira abaixo alguns projetos de lofts neste estilo:
20 projetos de loft industrial