Continua após publicidade

Boiserie: dicas para decorar a parede com as molduras

Elementos de decorações clássicas voltaram com tudo para dar mais sofisticação às casas modernas

Por Larissa Faria
Atualizado em 29 nov 2020, 01h25 - Publicado em 24 nov 2020, 14h21

As molduras do tipo boiserie estão fazendo muito sucesso entre as soluções para dar uma cara nova para as paredes. Esse ornamento que surgiu por volta do século 17 na Europa está sendo cada vez mais requisitado para dar um aspecto elegante e aconchegante aos ambientes modernos.

O espaço aéreo foi aproveitado com os pendentes da mesma cor da parede e boiseries (Pinterest/Casa.com.br)

É totalmente possível transferir este elemento das decorações clássicas para um projeto contemporâneo, de acordo com os arquitetos Renato Andrade e Erika Mello, do escritório Andrade & Mello Arquitetura. Uma parede lisa, por exemplo, pode tornar-se sofisticada com a colocação das molduras — que podem ser de madeira, gesso, cimento, espuma (poliuretano) ou isopor.

Se está em dúvida sobre qual material escolher, Renato sugere a boiserie de gesso para projetos contemporâneos, madeira para os clássicos e espuma ou isopor para quem deseja uma instalação mais prática. 

Continua após a publicidade

Em geral, a boiserie costuma ser pintada da mesma cor da parede ou similar para que seja apenas um relevo na superfície. Erika conta que a tinta acrílica é a apropriada para pintar as molduras de gesso e isopor. “A tinta faz com que elas fiquem mais resistentes e durem mais sem risco de desbotamento”, afirma. Em paredes de cor clara, como o bege ou cinza, a boiserie também pode ganhar destaque sendo pintado de branco, como mostra a imagem abaixo.

(Pinterest/Casa.com.br)

A técnica pode ser aplicada em qualquer ambiente da casa, desde que esteja de acordo com o estilo de decoração de cada área. “É fundamental pensar no equilíbrio dos demais itens do projeto para que o resultado não seja um ambiente sobrecarregado com o destaque das boiseries”, explica Renato. 

Continua após a publicidade
Erika e Renato, do Andrade & Mello Arquitetura, escolheram quadros e pendentes para destacar a boiserie deste dormitório (Luis Gomes/Casa.com.br)

Para uma decoração sem erros, os arquitetos indicam boiseries do tipo “linha reta” em casas modernas. Quadros, pôsteres, pendentes e luminárias também podem complementar a composição, chamando ainda mais a atenção para as paredes.

Publicidade