Importante para a funcionalidade e complementando a beleza e harmonia estética de todo banheiro, a escolha do assento sanitário muitas vezes acaba por ficar em segundo plano pela maioria dos moradores.
O item, quando não comprado em conjunto com a bacia sanitária, tende a ser facilmente substituído por modelos genéricos, tornando a seleção correta ainda mais difícil se o consumidor levar em conta apenas o fator preço, sem pensar nas caraterísticas elegíveis e existentes com base no modelo de bacia que possui.
Sempre atenda a premissa de entregar uma solução completa e diferenciada aos seus consumidores, a Roca Brasil, detentora das marcas Roca, Celite e Incepa, separou dicas essenciais que podem te ajudar a escolher o assento perfeito para a sua bacia sanitária. Confira!
Materiais
No mercado é possível encontrar diversos tipos de assentos para a bacia sanitária em diferentes materiais. Confira os prós e contras.
- Plástico/EVA: com alta durabilidade, o plástico corresponde ao preço mais acessível, porém não garante total conforto ao usuário.
- Polipropileno e a resina termofixa: os assentos feitos em polipropileno e resina termofixa, apesar do custo mais elevado, possuem uma estrutura menos porosa, resistente e tecnológica.
Modelos
Atualmente existe uma grande diversidade de modelos de bacias e assentos sanitários no mercado, trazendo opções de diferentes formatos, estilos e preços, o que pode dificultar a escolha.
Para os assentos, além de selecionar o compatível com a sua bacia sanitária, é possível escolher cores e designs, sendo eles redondos, quadrados, ovais, entre outros tipos existentes. Contudo, é importante verificar o tamanho certo e a compatibilidade com a bacia sanitária.
Conforto
Por se tratar de um espaço íntimo, o banheiro deve ser composto por um ambiente clean, harmonioso e confortável. Mesmo se o espaço for pequeno, os móveis e acessórios podem ser utilizados a favor dos moradores para transmitirem essa sensação aconchegante. Por isso, investir em assentos sanitários confortáveis também faz parte de todo esse processo de construção.
Dicas
O assento sanitário costuma ter menor durabilidade que a bacia sanitária e por isso, necessita de alguns cuidados para que sua resistência não seja comprometida. Para isso, veja algumas dicas para deixá-lo sempre limpo, bonito e durável:
- Escolha os produtos de limpeza adequados para o ambiente como por exemplo, água sanitária com cloro, desinfetantes e alvejantes próprios para bacias sanitárias;
- Além dos produtos, é importante pensar também nos itens que irá aplicá-los. Escovas de banheiro com cerdas de plástico ou polidores suaves são ótimas opções, pois não danificam ou riscam o assento e evitam manchas indesejadas;
- Pensando nas manchas, é importante se certificar que outros itens próximos ao assento e bacia sejam retirados antes de iniciar a limpeza. Exemplo: tapetes, duchas higiênicas, entre outros.
No caso da substituição do assento, existem algumas maneiras para identificar o modelo e realizar a troca corretamente. Para obter o assento correto, é interessante medir à distância entre os furos de fixação na bacia e a distância deste eixo até a borda. Além disso, desenhar a superfície da bacia sanitária em um papel e levá-lo ao ponto de venda pode auxiliar na escolha assertiva.