Imagem Blog

Pequenos espaços, grandes ideias

Por Coluna
Elaine Gonzalez está à frente do escritório UMM Arquitetura. Hoje é colunista de arquitetura e decoração no programa É de Casa, da Rede Globo. Aqui, ela dá dicas e soluções para resolver os problemas dos espaços pequenos.
Continua após publicidade

Cabeceira: como fazer o quarto parecer maior usando essa peça

Confira truques para fazer com que esse item ajude a dar sensação de amplitude ao cômodo

Por Elaine Gonzalez
Atualizado em 15 jun 2018, 11h48 - Publicado em 19 jan 2018, 15h53
Cabeceira: como fazer o quarto parecer maior usando essa peça
()

Já vi muita gente com dúvida sobre qual a melhor opção de cabeceira de cama para deixar o quarto ainda mais aconchegante. Não se preocupe: existem modelos para todos os gostos, bolsos e necessidades. Eu costumo sempre levar alguns pontos em consideração e começo conferindo o comprimento do quarto, altura do pé direito, conforto desejado e principais hábitos, já que por exemplo, quem gosta de ler ou assistir televisão procura sempre um modelo mais macio, tanto ao toque quanto a densidade.

Trabalhando com a ocupação da cabeceira em todo o comprimento da parede e escolhendo um modelo mais baixo (aproximadamente 30 cm acima do colchão), é possível fazer com que o quarto pareça maior, porque assim estaremos alongando o ambiente dando a sensação de um visual mais amplo.

Cabeceira: como fazer o quarto parecer maior usando essa peça
()

Outros pontos que auxiliam espaços com metragem mais enxuta, é acoplar nichos ou prateleiras, substituindo os criados-mudos convencionais e pensar nos espelhos como nossos aliados, revestindo parte ou até a área total da parede de fundo do quarto – assim eles refletem o espaço deixando uma sensação de maior amplitude.

Opções de material é que não faltam: madeira, adesivo, tecido, acrílico, pintura… Claro que a praticidade tem que ser levada em consideração, mas a escolha da cabeceira pode ser o ponto de partida para definir os outros itens do décor. O mix de materiais é bem-vindo desde que harmonize com o restante do quarto, por exemplo: podemos escolher mais de uma tonalidade de madeira, entre cabeceira, criado mudo e armário, desde que estejam conversando entre si.

Cabeceira: como fazer o quarto parecer maior usando essa peça
()

Agora que vocês já me conhecem e sabem que eu adoro trabalhar com iluminação, utilizo esse recurso para transformá-la em um ponto focal do quarto, aqui a minha recomendação é escolher lâmpadas ou fitas em led, já que não vão esquentar, e em uma tonalidade mais amarela, criando assim um clima intimista e charmoso.

Costumo salientar também o cuidado na hora da instalação, é importante que a peça esteja bem fixa na parede. Lembre de checar os pontos existentes de tomadas e interruptores para possibilitar um acabamento perfeito. Com todas essas dicas e cuidados, é muito provável que a cabeceira ganhe ares de protagonista do seu ambiente.

Cabeceira: como fazer o quarto parecer maior usando essa peça
()
Publicidade