Um casal com dois filhos adolescentes, comprou esta cobertura linear de 178 m² na planta, no bairro Icaraí (Niterói, RJ) e, antes de receber as chaves, encomendou um projeto às arquitetas Andressa Almeida e Fernanda Ramos, do escritório Ao Quadrado Arquitetura.
Desde o início, os clientes pediram um projeto onde todos os cômodos fossem aproveitados ao máximo no dia-a-dia da família. Além disso, solicitaram também um closet generoso – que também pudesse ser usado eventualmente como escritório – e duas bancadas no banheiro da suíte deles.
Como o edifício ainda estava em construção quando o projeto foi iniciado, as arquitetas conseguiram fazer algumas alterações na planta, junto à construtora. Originalmente, o apartamento tinha quatro quartos, sendo um deles reversível para a sala. Ao invés de integrá-lo à área social, elas optaram por usar este espaço para ampliar a suíte do casal e criar o closet multiuso solicitado pelos clientes.
Por fim, elas incorporaram uma parte do terraço à sala para aumentar o espaço dela. “Ao invés de erguer uma nova parede, criamos um janelão de vidro transparente que vai do piso ao teto, levemente recuado, com uma jardineira em toda a sua extensão, para trazer o verde para dentro da sala”, informa Fernanda. “Na cozinha, projetamos uma grande janela que, além de aumentar a presença de luz natural no espaço, também funciona como um passa-prato para o espaço gourmet”, acrescenta Andressa.
Segundo as arquitetas, o conceito projeto foi norteado pela funcionalidade e atemporalidade, nesta ordem de importância. Em termos estéticos, por se tratar de uma residência próxima ao mar, elas buscaram uma atmosfera leve e sutilmente praiana, traduzida, especialmente na área social, pela combinação de tons de azul com marcenarias claras de carvalho americano e alguns detalhes em palhinha natural.
A decoração dos ambientes é integralmente nova, nada foi aproveitado do endereço anterior da família. Entre os móveis de design assinado, na sala, as arquitetas destacam o par de poltronas Zeca (de Zanine Caldas), a poltrona com pufe Nou (de Luia Mantelli), o sofá retrátil Porto Fino estofado em lona cinza azulada (do Studio Piu), a mesa de jantar Micah (de Theo Egnami) e a luminária pendente Twiggy (do designer Marc Sadler para a Foscarini).
No piso foi usado o mesmo porcelanato cinza claro em todas as áreas, inclusive a externa, que ganhou apenas acabamento antiderrapante. Embora divida espaço com a cozinha, a copa ganhou revestimento em tijolinho brando (da Gauss) e cadeiras de madeira com palhinha Lúcio (de Sergio Rodrigues) para deixar o espaço mais “quente” e acolhedor. Já os armários (executados pela Lacca) são neutros, com acabamento ora em laca branca ora em melamina amadeirada.