Este apartamento de 200m² no Rio de Janeiro é o lar de um casal com dois filhos. Incomodados com o excesso de paredes que causavam a sensação de confinamento e comprometiam a presença de luz natural nos espaços, os novos proprietários decidiram então fazer a primeira reforma do imóvel e, para esta missão, encomendaram um projeto de modernização ao arquiteto Henrique Ramalho, incluindo a decoração de todos os cômodos.
Com a reforma, muitas paredes foram demolidas, possibilitando, por exemplo, criar uma área social ampla, arejada e iluminada, com estar, jantar e cozinha agora integrados.
Já os dois banheiros originais – que eram enormes e escuros – foram redivididos para originar três banheiros modernos e claros – dois deles formando suítes e um banheiro social.
Continua após a publicidade
Segundo arquiteto, no geral, o projeto buscou um conceito visualmente limpo e moderno, com espaços bem integrados, mantendo, contudo, alguns elementos originais do imóvel, como as sancas no teto e o piso em taco, que foi restaurado.
Na decoração, que segue o estilo contemporâneo, é tudo novo. A única peça aproveitada do acervo dos clientes foi o piano, que ganhou lugar de destaque na sala, e a base antiga da mesa de jantar, remoçada com o tampo novo de mármore.
Continua após a publicidade
A seleção dos móveis novos priorizou peças com visual moderno e atemporal, sendo algumas assinadas, com destaque para a poltrona Mole e o banquinho Mocho, ambos criados pelo mestre Sergio Rodrigues.
Continua após a publicidade
“Usamos como base uma paleta em tons neutros, com teto branco, paredes off white e muita madeira, para destacar o verde discreto, presente nos armários da cozinha e no tapete da sala, além de algumas obras de arte, como o quadro do artista Eduardo Sued, acima da Mole”, finaliza o arquiteto Henrique Ramalho.