A reforma deste apartamento linear de 170 m² na Barra da Tijuca, ficou por conta de Virna Carvalho, o primeiro imóvel de um jovem casal e seu bebê. Os moradores encontraram a arquiteta através do Instagram, quando ainda estavam noivos.
O imóvel passou por uma reforma completa, com deslocamento de paredes da planta original, integrando toda a área social – desde a cozinha até a varanda gourmet – e transformando dois dos quatro quartos originais em uma ampla suíte principal, com direito a closet, escritório e banheira de imersão dentro do quarto.
“Foi um desafio encontrar a melhor solução para o layout integrado desejado para o apartamento, especialmente entre a sala e a cozinha, devido à existência de pilares que exigiram diversos estudos até chegar à configuração final”, conta a arquiteta, que dedicou dois meses à elaboração do projeto e oito meses ao período de reforma e decoração.
Área Social
Na área social, foi feita a integração total da cozinha, living e varanda. “Eliminei a parede entre a cozinha e o living, propondo como solução o uso das portas de correr para isolar os cômodos quando conveniente”, explica Virna Carvalho.
Para driblar a existência de um pilar entre a cozinha e o quarto de serviço da planta original, a arquiteta aplicou um revestimento 3D na parede de frente para a entrada, aproveitando parte do quarto para criar o nicho da cristaleira e abrir espaço para embutir uma das portas deslizantes.
Além disso, a ilha com cooktop ganhou lugar de destaque na sala: “foi um pedido especial do proprietário, que curte cozinhar para os amigos. Ao redor da bancada, acoplamos uma mesa de madeira com borda orgânica”, descreve Virna.
Já entre o living e varanda foi feita a substituição de todo o piso por um modelo único – marmorizado, com fundo claro e veios em tons terrosos – nivelando os espaços e conferindo a sensação de amplitude.
A varanda gourmet reforça a vocação do casal de receber amigos e familiares, dispondo de churrasqueira, mesa para 6 pessoas e estar com TV.
Em relação à paleta de cores, a arquiteta parte de tons neutros na marcenaria e paredes, com elegantes toques de cor – na sala, as almofadas em laranja seguem os tons da tela de Sebastião Rodrigues, acima do sofá, enquanto na varanda predominam elementos em preto e verde.
Área Íntima
Outro destaque da reforma foi a ampliação da suíte máster, incorporando à suíte original mais um dos quartos e uma pequena área do banheiro de hóspedes. A banheira de imersão dentro do quarto foi um pedido especial dos clientes, que apreciaram a estética em hotéis que conheceram em suas viagens.
Para eliminar as barreiras visuais e integrar o banheiro ao quarto, outro desejo do casal, a arquiteta tirou partido da troca de revestimentos, criando uma marcação em curva no piso sob a banheira, que se estende até o banheiro, e adotou uma porta de correr em vidro. Para conferir privacidade ao toilette, foram usados perfis de madeira.
“A suíte máster é leve, romântica e cheia de jogos de luz, proporcionados pelos painéis vazados que separam o quarto do closet. Feitos com corte a laser, contam com fundo em espelho no trecho em frente à banheira, conferindo maior profundidade ao ambiente”, conta Virna.
“Outro destaque da suíte é sua multifuncionalidade: o home office incorporado ao quarto foi solicitado antes mesmo da pandemia e é muito utilizado pelos moradores”, revela a arquiteta.
Os demais cômodos mantiveram seu tamanho original, como o quarto de hóspedes, reservado para receber a visita dos pais do casal, que moram em outra cidade; assim como o quarto do bebê, recém-chegado à família.
Veja todas as fotos do projeto na galeria: