O projeto foi feito para um homem com três filhos, que gosta de receber amigos e tomar vinho. O pedido para o escritório Figueiredo Fischer era que o apartamento de 315 m² no Itaim, bairro da cidade de São Paulo, fosse masculino, mas que também tivesse toques suaves, para equilibrar.
Por ser um apartamento bem antigo, de 1978, foram necessárias diversas mudanças para integrar todo o projeto. Todas as paredes que separavam o Living do jantar e da cozinha foram retiradas, enquanto na sala, duas portas grandes permitem que o espaço seja integrado ou não de acordo com as vontades dos moradores.
Além disso, revestimentos, elétrica e hidráulica foram renovadas e todo o apartamento foi automatizado, uma vez que o cliente gosta muito de tecnologia!
O principal desafio foi trabalhar o forro pois o pé direito do apartamento era muito baixo e o cliente queria muito um forro de madeira. A solução que os arquitetos encontraram foi mesclar o forro em madeira com laje, deixando algumas vigas aparentes.
Veja também
- Tons neutros e estilo clean: confira o projeto deste apê de 140 m²
- Estilo contemporâneo e referências cariocas tomam conta de apê de 165 m²
O preto nos painéis da entrada, que segue até a cozinha, foi equilibrado com as paredes no entorno e forro branco, resultando em algo mais leve. Fazendo uso de muita madeira em tons claros e escuros, o escritório criou um projeto de estilo moderno e contemporâneo, algo que sempre será atual e não enjoa com o tempo.
Uma pedra escura no móvel bar foi usada apenas para trabalhar texturas no apartamento. Mas na cozinha, os profissionais optaram por usar a bancada em calacata para puxar os tons suaves para o ambiente da cozinha que estava bem escuro. Os móveis são de uma paleta mais clara, com exceção da mesa de centro, em preto, para conversar com os painéis de entrada.
O primeiro ambiente do apartamento é a adega, com capacidade para até 300 vinhos, que divide o hall social da sala de jantar. O acrílico, pedido pelo cliente, possibilita a transparência e conexão entre os espaços.
Já o Living está junto com o jantar e a cozinha, havendo a possibilidade de isolar a cozinha com grandes portas camarão, outra solicitação do cliente, para o dia que quiser separar os cômodos.
O home theater, conta com um sofá grande, que permite que o cliente possa passar um tempo com os filhos e os tons escuros garantem o máximo de conforto e aconchego para a família. Duas portas permitem uma semi integração com o resto do apartamento.
A reestruturação do projeto, deixou o apartamento com 3 suítes: Uma que funciona como home office, mas também pode ser usado com outra funções; A segunda, é o quarto dos 3 meninos; E a última, master e com closet, é do cliente, e conta com uma banheira, a pedido dele.
Veja todas as fotos do projeto na galeria: