A moradora deste apartamento de 200m² em Recife encomendou às arquitetas Ana Moura e Ana Higino, do escritório Ana Moura Ana Higino Arquitetura um projeto atemporal, priorizando seu próprio conforto e necessidades, e capaz ainda de atender à numerosa família que costuma receber em casa.
Além disso, era importante que o projeto destacasse e valorizasse móveis de design assinado, objetos e obras de arte de artistas renomados que a proprietária adquiriu ao longo da vida.
Basicamente, o projeto nasceu da vontade da cliente de integrar a cozinha com a sala, pois ela queria ver o mar ao cozinhar e receber os amigos e familiares em um grande espaço integrado. Para isso, as arquitetas demoliram o lavabo e a despensa e criaram uma copa integrada à cozinha, de um lado, e à sala de jantar, do outro. E ergueram um novo lavabo e uma nova despensa no local onde ficava a antiga copa.
“A planta original era muito compartimentada em cômodos pequenos, comprometendo assim a sensação de amplitude que a cliente buscava”, acrescenta ela.
Outro ponto importante levado em consideração no projeto foi a localização do imóvel, de frente para o mar. “Buscamos soluções para valorizar ao máximo a vista do mar, como revestir a parede atrás da mesa de jantar com painéis espelhados, usar portas de correr que permitem integrar e ampliar os espaços, quando necessário, e adotar uma paleta de cores e acabamentos claros e neutros como base do décor, que também ajudou a destacar o acervo da cliente”, detalha Ana Higino.
Na decoração, praticamente é tudo novo, com exceção dos dois sofás de couro cinza (da Natuzzi), posicionados lado a lado em frente à tv, que foram comprados no ano anterior pela própria cliente, já pensando numa possível reforma, e as arquitetas decidiram mantê-los.
A maior parte das obras de arte já faziam parte do acervo dela, menos a tela gigante do artista Marcelo Solá (apoiada no chão, entre as duas poltronas Mole, de Sergio Rodrigues) e as duas telas do artista José Patrício (sobre banco de vidro, próximo à sala de jantar), que foram adquiridas durante a reforma.
No quesito “paleta de cores, materiais e acabamentos”, o piso em mármore branco Piguês já existia no apartamento há mais de 10 anos e foi mantido. As arquitetas apenas complementaram com o mesmo material no local onde houve demolições, como a copa e o lavabo, para deixar tudo padronizado, e revestiram o piso da cozinha em porcelanato num tom off white, com acabamento fosco, da Portobello. Já o painel de madeira, que cobre uma das paredes da sala, trouxe acolhimento e harmonizou com o mobiliário solto.
A cozinha se tornou um dos espaços prediletos da moradora, com direito à mesa de almoço e armário com função de cristaleira (com portas de vidro e iluminado por dentro). As estruturas metálicas sobre o balcão, com acabamento em laca branca fosca, acrescentaram um toque moderno e industrial ao espaço.
A pedido da cliente, a suíte master conta com um closet e dois banheiros super espaçosos e claros. “Demolimos duas paredes do closet original para ampliar o atual, que passou a ter espaço de sobra, inclusive para ela armazenar a coleção de bolsas”, conta a arquiteta.
Confira mais fotos na galeria abaixo!