Quando decidiu se mudar para este apartamento de 110 m², o casal de moradores encomendou um projeto à arquiteta Gabriela Ikeda, da Ikeda Arquitetura, para morar com o filho de seis anos.
O principal pedido dos novos proprietários na reforma do novo lar foi evitar intervenções com obras pesadas. A partir daí, a arquiteta se concentrou na criação de um novo layout, alterando pontos de elétrica, iluminação e revestimentos, sem quebrar paredes.
Na decoração, eles pediram para incluir alguns mobiliários soltos de design assinado da residência anterior, como a poltrona Mole (do Sergio Rodrigues) e a mesa de jantar Dinn e a poltrona de balanço Euvira (do Jader Almeida), além de um quadro colorido, de grandes dimensões, do artista plástico Sando Gos.
“De uma forma geral, gosto de misturar materiais para criar espaços elegantes e, ao mesmo tempo, acolhedores. Neste apartamento, de estilo contemporâneo e moderno, não foi diferente. Combinei, de forma equilibrada, marcenarias em carvalho natural, serralherias pretas, estofamentos em couro caramelo, cortinas de linho claro, porcelanato cinza e tapetes de materiais e tons naturais. Na sala, revestimos um pilar próximo à janela com cerâmicas rústicas para acrescentar um toque artesanal”, explica a arquiteta. “A madeira natural ‘esquenta’, enquanto elementos em serralheria acrescentam um toque de modernidade”, acrescenta.
A arquiteta conta ainda que setorizou a sala de jantar com um painel de marcenaria que envolve o ambiente, com prateleiras de chapa metálica fininha e aparador suspenso em uma lateral.
Totalmente neutra, a cozinha foi projetada para ser funcional, com uma copa integrada que ganhou ainda miniadega e armário-cristaleira para atender também a sala, logo à frente.
No quarto do casal, Ikeda destaca a cabeceira em carvalho com ripas largas – replicadas no tampo das mesas laterais fixadas no próprio painel -, além da luminária pendente que atravessa o nicho vazado da prateleira de serralheria preta, presa ao teto.
“No quarto do pequeno, procurei fugir do visual infantil para que a decoração não precisasse ser atualizada nos próximos anos. Para criar uma atmosfera teen, usei, por exemplo, revestimento da parede em tijolinho rústico num tom de cimento escuro, marcenaria de carvalho natural e persiana horizontal preta”, finaliza Gabriela Ikeda.
Veja mais fotos abaixo: