Madeira e tons de cinza se equilibram e se complementam em apê de 85m²
O Estúdio Itinerante de Arquitetura criou um projeto com marcenaria personalizada e estilo minimalista
Um jovem casal e seus dois gatinhos e cachorro compraram este apartamento de 85m² em São Paulo ainda na planta. O imóvel foi entregue com um layout padrão: cozinha sem separação com a sala e uma ampla varanda que invade o espaço social da residência. Eles pediram ao escritório Estúdio Itinerante de Arquitetura “um apartamento com a cara de São Paulo: minimalista nas cores e intenso nas sensações”.
Sendo assim, o projeto teve como base a cor cinza grafite. A madeira traz o contraste e equilibra o tom com calor. “Em complementação a esse par de grafite e madeira temos o preto e o branco e claro o verde vibrante da vegetação escolhida”, explica o escritório.
Essa paleta de cores aparece em toda a marcenaria, que vai do teto (na área do hall de entrada), passando pelas portas dos armários e portas dos ambientes, até o banco da varanda e o piso dos dormitórios.
Na cozinha e lavanderia o desenho de marcenaria foi pensado para abrigar todas as instalações necessárias nessas duas áreas, sendo que é possível revelá-las ou escondê-las de acordo com o uso.
“A ilha preta com a mesa branca auxiliar complementam o apoio a essas áreas, com a instalação do cooktop de indução e da adega, além de mais espaço de armazenamento”, comentam.
A varanda foi integrada com a sala e recebeu fechamento com vidro. Ali fica o banco em marcenaria que circunda a mesa de jantar.
“Sobre a mesa desenhamos uma luminária pendente executada de forma completamente experimental pela arquiteta em conjunto com a Oficina Azagaia de Serralheria. A luminária além de abrigar a iluminação em si também possui um suporte para vasos de plantas pendentes. O verde então se mistura com a iluminação suave da mesa trazendo ainda mais aconchego”.
A madeira do banco se espalha pelo restante da sala, passando pelo painel da televisão até o lavabo. Ela cria um unidade visual entre os ambientes.
“No hall de entrada esse painel de madeira se transforma em uma verdadeira caixa de madeira, ao criar um quadrado formando, paredes, piso e teto. O lavabo então, atrás dessa caixa de madeira vem de forma suave trazer a cor azul do granilite.”
Para a área íntima, o escritório seguiu o mesmo estilo, minimalista nas cores e conforto em equilíbrio. No banheiro, os revestimentos se intercalam entre acetinados e brilhantes, mesclando tons de cinza. Os metais pretos dão o toque final junto da cuba de concreto da marca UMA.
No quarto, por fim, a cabeceira de tom rosa claro traz um ponto de cor suave.
Confira todas as fotos na galeria abaixo: