Um casal possuía este apartamento de 255m² há 15 anos, mas nunca tinha feito uma grande reforma nele antes. Quando a arquiteta Paula Costa foi chamada para desenvolver o projeto de reforma de todos os cômodos do imóvel (inclusive o hall social e de serviço do condomínio), ela se deparou com ambientes muito compartimentados que não refletiam a personalidade e o gosto dos proprietários.
A primeira providência foi remover o piso de granito e eliminar os móveis escuros, de visual ultrapassado, para, em seguida, pensar em soluções que trouxessem o máximo de luz natural para dentro do apartamento. “As demolições e a reforma despertaram um novo olhar nos clientes sobre o potencial do apartamento para se tornar um lar confortável, elegante e a cheio de personalidade, perfeito para eles aproveitarem em família”, conta Paula.
Como os clientes pediram espaços mais integrados, multifuncionais e confortáveis, mas sem abrir mão de uma atmosfera elegante, a arquiteta precisou modificar bastante a planta original para chegar ao layout atual. Ela integrou, por exemplo, o hall de entrada, a sala de estar, a sala de jantar, a cozinha e a varanda, ambientes que, antes da reforma, eram divididos com paredes de alvenaria.
A nova cozinha ganhou ainda portas de correr (de vidro branco no lado voltado para cozinha e espelho no lado voltado para a sala), permitindo assim que seja isolada, quando necessário. “Quando essas portas estão fechadas, elas não só refletem a imagem do mar dentro de casa como também aumentam a sensação de amplitude e calmaria na sala”, revela Paula.
A antiga sala de tv foi transformada em um super closet para a cliente e a suíte do casal, antes pequena, foi ampliada, passando a contar com um banheiro para cada cônjuge. “Outro pedido dos clientes foi priorizar materiais frios no piso e nos rodapés e evitar madeiras. Por isso, optamos por mármores”, informa a arquiteta, que contou com a MGR Marmoraria no fornecimento de todas as pedras (naturais e sintéticas) do apartamento.
Na decoração, que segue um estilo contemporâneo – com pegada moderna e, ao mesmo tempo, sofisticada – é praticamente tudo novo. O único item reaproveitado da casa foi o sofá da sala de tv, da Natuzzi, que ganhou um módulo central para aumentar seu comprimento e assim poder acomodar mais pessoas.
Entre as peças assinadas, a maioria foi fornecida pela Breton, a exemplo da mesa de jantar Floripa, a mesa de cabeceira Imbau e o banco Jeri (todos assinados por Luísa Moysés), o sofá Agogo (de Lilly Sarti), a mesa de centro Caetano (de Giácomo Tomazzi), a mesa lateral Vértice (de Carol Gay) e o pufe Athos (de Victor Vasconcelos). Já a marcenaria de absolutamente todos os ambientes foi fornecida pela Ornare. Para criar uma atmosfera relaxante para o dia a dia, a arquiteta compôs a paleta de cores com tons de cinza, bege e branco.
Veja todas as fotos do projeto na galeria abaixo!