Continua após publicidade

Esquadrias de vidro emolduram e integram casa à paisagem

O projeto minimalista, com mais de 1110m² de área construída, é assinado pelo escritório Freire Cabó Engenharia e Arquitetura

Por Redação
Atualizado em 29 fev 2024, 14h21 - Publicado em 23 jan 2023, 13h00
Fachada
 (Felipe Petrovsky/Casa.com.br)
Continua após publicidade
Fachada; fachada de casa branca
(Felipe Petrovsky/Casa.com.br)

Esta casa minimalista com mais de 1110m² de área construída e fica em Alto Santo, no Ceará. O projeto, assinado pelo escritório Freire Cabó Engenharia e Arquitetura, é disposto em três “caixas”, cada uma abrigando uma função: a área social, a área íntima e uma área diversa, que conta com escritório, área de serviço, academia e brinquedoteca.

Área externa; pergolado de madeira; piscina

Esquadrias de vidro emolduram as paredes, permitindo a integração de interior e exterior e aproveitamento da iluminação natural.

“Esses fatores criam um recinto convidativo, elegante, funcional e moderno. É, portanto, uma casa que conecta os moradores entre si e com a paisagem preexistente, além da conexão com as cenas visuais criadas nesse projeto”, conta o escritório.

Continua após a publicidade

Sala de estar; sala minimalista; esquadria de vidro; mesa de centro

A área privada possui quatro suítes com as esquadrias voltadas para a face Sul, oferecendo a vista do jardim para os ocupantes. Um corredor translúcido dá acesso a esses cômodos. Já as salas de estar estão sob a cobertura metálica preta, sustentada por pilares de seção circular.

Fachada

Continua após a publicidade

“A integração entre os ambientes ocorre por meio da sala de estar e áreas gourmet, que conectam os usuários em um espaço convidativo e cenográfico: a área de lazer com piscina infantil e adulta, e um deck coberto e circundado por um espaço d’água”, explicam os profissionais.

Área gourmet; sala de jantar; churrasqueira

Na parte externa predominam os acabamentos modernos, cores claras em contraste com painéis amadeirados, pedras e peças pretas. Na área de lazer destacam-se os brises em alumínio madeira, estrutura metálica preta no telhado central, pedra natural preta e pedra hijau.

Continua após a publicidade
Parede lateral externa de casa
(Felipe Petrovsky/Casa.com.br)

“Esses componentes configuram a edificação visualmente homogênea, em que o vidro, a partir dessas definições e das necessidades impostas pelos clientes, sugerem novas formas de leitura espacial/regional através da adoção de elementos saltantes (como o telhado metálico) que funcional como as varandas típicas da região.”, finalizam.

Confira todas as fotos do projeto na galeria abaixo!

Publicidade