Este dúplex de 55m² fica em Salvador. O morador já era residente, mas queria uma reforma para deixar o imóvel mais aconchegante, com mais espaço para receber amigos e conviver com os gatinhos e aproveitar melhor a vista. O escritório Primo Arquitetos recebeu a missão de realizar o projeto.
Era preciso trocar a escada, que tinha dois lances em formato “L” e ocupava bastante espaço. Também era necessário reformular o layout para permitir maior interação com os três gatinhos e fechar o mezanino para dar mais privacidade na área íntima.
“Uma arquitetura contemporânea, com a utilização de materiais leves, tons sóbrios e ao mesmo tempo aconchegantes” foram as inspirações para a obra.
“Partimos da concepção da escada, ao substituirmos ela por uma do tipo helicoidal, ganhamos mais espaço no layout do térreo, e conseguimos ter um living mais confortável”, conta o escritório. Ela é feita de uma estrutura metálica com pisos e espelhos revestidos em madeira, envelopada com uma chapa metálica pintada de cinza claro e iluminada com perfis de LED.
O andar térreo é praticamente todo integrado. Ali, piso e teto são de cimento queimado. A cozinha conta com uma bancada em L que se estende até a mini área de serviço que fica escondida atrás de uma porta de correr espelhada.
Por ser aberta, a cozinha recebeu armários em cinza claro, para que ficassem em diálogo com o restante da paleta do ambiente. “A mesa do jantar tem tampo de pedra e base cônica em cimento queimado. As cadeiras por sua vez, são de design assinado, a Gravatá de Guilherme Wentz, com acabamento ebanizado e assento em palha natural”, contam os profissionais.
Já no living, os destaques são o sofá modular da Carbono (também em tonalidade cinza) e uma composição com dois tapetes. Na varanda, está um deck feito de ripas de madeira e um banco que a dupla função de casa de gatinhos.
“Nesse mesmo ambiente, temos um balanço, solicitado desde o início do projeto, pois é o local que o cliente gosta de sentar para apreciar a vista mar”, revela o escritório.
A parte íntima segue a identidade visual da área social, com paredes e teto em cimento queimado. O piso é de madeira e se estende até o banheiro, só se interrompendo na área do box. A suíte recebeu armários espelhados e um pequeno home office.
Dentre as obras de arte, vale menção a tela de Andery Neto, pintura acrílica e óleo sob tela, que tem um degradê alaranjado. “Escolhemos ela por se assemelhar as cores do fim da tarde, e com o por do sol, os tons quentes trazem aconchego e quebram o cinza mais frio predominante no restante dos elementos”, finalizam.
Confira todas as fotos na galeria abaixo!