Contemporâneo e industrial formam esta casa de 220 m² em Curitiba
O projeto é assinado pelo escritório Schuchovski Arquitetura, que integrou alguns espaços e garantiu personalidade única ao imóvel
Projetada pelo escritório Schuchovski Arquitetura, esta casa de 220 m² foi pensada para um casal que desejava um lar integrado, o que se mostrou um grande desafio diante da planta original – repleta de níveis e ambientes isolados.
Localizado dentro de um condomínio de sobrados com fachadas padronizadas em estilo clássico, no bairro São Lourenço, em Curitiba, o imóvel teve como outro ponto desafiador refletir a personalidade dos moradores, que, ao contrário do condomínio, têm estilo contemporâneo e gosto pela arquitetura industrial.
Desta forma, a casa se apresenta como única e personalizada, onde as mudanças de planta e layout propostas pelas arquitetas buscaram valorizar o espaço e imprimir o estilo e personalidade solicitados.
O design contemporâneo priorizou os tons neutros, integrando espaços e atendendo ao estilo de vida agitado. Considerou-se para o projeto, também, o gosto dos moradores por receber amigos e familiares.
Assim, a suíte master e a sala integrada receberam atenção especial, sendo os ambientes de maior permanência para o casal.
Para um melhor aproveitamento da área do térreo, o recuo existente na planta original tornou-se uma extensão da casa, dando lugar a uma ampla cozinha com iluminação zenital integrada à sala de jantar e estar.
A área que costumava receber a antiga cozinha teve suas paredes removidas e suas janelas ampliadas, criando um espaço amplo e luminoso que vai desde o acesso principal até o limite dos fundos do terreno.
Já o lavabo, que na planta original ficava no térreo, foi transferido para o piso da garagem, clareando o visual e possibilitando a criação de um eixo linear da entrada principal para a cozinha, melhorando a sensação de amplitude nas áreas de estar.
A escolha de esquadrias e metais pretos, aliada ao mobiliário moderno escolhido e o uso de tons sóbrios nos revestimentos colaboram para a criação de uma atmosfera de estilo industrial.
No piso superior, onde está localizada a suíte master, o layout muda e a redistribuição do espaço cria um ambiente totalmente integrado.
A área originalmente destinada ao sótão foi aproveitada e o teto foi removido, dando lugar a um amplo banheiro integrado ao quarto, onde a inclinação da cobertura se torna um elemento de composição e serve para criar uma claraboia para iluminação natural. O closet está integrado ao quarto, que, assim como o restante da casa, tem design contemporâneo.
Em meio aos desafios dessa proposta, as soluções de design implementadas para materializar o desejo dos moradores criaram um espaço totalmente personalizado, mesmo em meio a um condomínio com casas padronizadas.
Curtiu o projeto? Confira mais fotos e detalhes na galeria:
*Via BowerBird