A moradora deste apartamento que é advogada, atriz e gestora cultural, procurou o escritório Pílula Antropofágik Arquitetura, dos arquitetos Richard de Mattos e Maria Clara de Carvalho, ainda durante o processo de compra de seu imóvel em São Paulo, com a intenção de fazer uma reforma completa.
Para a nova fase, a cliente elegeu um apartamento no icônico Edifício Louvre, projetado pelo paulistano João Artacho Jurado na década de 1950, localizado na tradicional Avenida São Luís, no Centro de São Paulo.
“A cliente adora aproveitar sua liberdade e receber amigos; por isso, foi um desejo dela que a cozinha fosse integrada com a sala, mantendo a possibilidade de divisão, e que o banheiro fosse confortável e bem iluminado, com banheira e box separados.
Para isso, incorporamos uma parte da área de serviço ao banheiro, abrindo espaço para a banheira de hidromassagem. Já entre a sala e a cozinha, foi instalado um painel em peroba rosa maciça, garimpado em uma demolição”, descreve Maria Clara.
Na área social, a paleta de cores é inspirada nas pastilhas da fachada do prédio, que invadem a varanda, levando um delicado tom de rosa para o teto, que é replicado também nas portas, batentes e rodapés. Já o tom azul esverdeado nas paredes foi com o intuito de fazer uma referência à natureza e às águas do mar do Rio de Janeiro.
Diversos móveis em evidência na área social são do acervo pessoal da cliente. “Ela já possuía mobiliário e adornos muito interessantes, adquiridos ao longo de anos e que claramente contavam sua história de vida. Esse acabou sendo o ponto de partida para um projeto descolado e colorido, que conversasse com aqueles objetos que traziam bastante da sua história”, conta Maria Clara.
Entre eles, estão o espelho de piso antigo, com três folhas articuladas; a cristaleira antiga com acabamento dourado; o móvel bar vintage com o corpo laranja; o trio de mesas azulejadas, usadas como mesa de centro; o semáforo apoiado no chão, entre outros.
Outro destaque é o tríptico “Toada”, posicionado acima do sofá, um óleo sobre tela de 150x230cm assinado pelo artista visual João Fasolino.
Já na cozinha, as cores são mais intensas: a caixa da geladeira ganhou acabamento laqueado na cor magenta e os armários superiores em laca verde acqua. O desenho da marcenaria foi todo executado em compensado de MDF e revestido em folhas naturais de freijó.
No quarto da moradora o ponto de partida foi o papel de parede estampado. “Ele foi a inspiração para pintar todas as paredes do cômodo no mesmo tom de azul, trazendo a sensação de aconchego para este ambiente”, aponta Richard.
Já no banheiro, a bancada foi projetada em um mármore rosê translúcido, com uma iluminação por baixo.
Curtiu? Veja todas as imagens do projeto na galeria abaixo!