Este apartamento foi adquirido por um casal com um bebê ainda a caminho. No entanto, para resolver a planta original do imóvel de 300m², bastante confusa, seria necessário promover uma intensa obra, o que assustava os novos proprietários.
Os arquitetos Bernardo Gaudie-Ley e Tânia Braida, sócios no escritório Beta Arquitetura, entraram em cena através da indicação de antigos clientes para acalmar as preocupações. “Eles estavam muito inseguros, se tinha sido realmente uma boa compra e se aquela planta tinha solução. Todos os ambientes possuíam desníveis ‘sem pé nem cabeça’, o acesso para o terceiro andar era externo e muito baixo, entre outros problemas”, descreve Tânia.
Segundo os arquitetos, a reformulação foi completa, criando uma planta mais moderna e funcional. “Nós praticamente refizemos o apartamento: integramos sala e cozinha, fizemos novas suítes, remodelamos a área externa, reorganizamos o layout, aperfeiçoamos o terceiro andar, que será o escritório do casal, e renovamos toda infraestrutura, telhados, paisagismo, esquadrias e fachada”, lista Bernardo.
No primeiro piso, a sala de estar ganhou um hall de entrada com acesso ao pavimento superior, todo revestido em madeira, que destaca o quadro da artista plástica Ana Bia Grijó.
A cozinha e a varanda foram integradas à sala, compondo um generoso living. Para aquecer o espaço e ao mesmo tempo transmitir leveza, os arquitetos elegeram um piso com pegada mais natural – o porcelanato Decortiles Travertino 120x120cm – aliado às paredes brancas e à marcenaria em folha natural de freijó, que cobre toda a parede principal, composta pelo painel da TV e estante, com nichos abertos e fechados.
Na cozinha, o verde-menta dos armários (executados pela Todeschini) traz o verde da paisagem para dentro do apartamento, com o apoio de uma ilha central e de um módulo aéreo, feito com uma estrutura metálica pintada na cor branca, que ajuda a setorizar os ambientes e funciona como um suporte extra para plantas e objetos, conferindo um toque despojado à composição. Ainda no living, foi criado um banco em alvenaria sob as janelas, que pode ser usado como assentos extras para receber visitas.
No segundo andar do triplex, fica a área de lazer: o ambiente externo já contava com uma piscina, que foi reaproveitada e ganhou um espelho d’água para ser usado pela bebê, bem como um deck de madeira natural, que esconde a parte estrutural. Foi feita ainda a troca da cobertura da churrasqueira, com novo telhado em vidro e alumínio preto, forrada internamente com esteiras de palha. No mesmo andar, fica o quarto de hóspedes e a sala de TV, com acesso ao terceiro pavimento, onde será montado futuramente o escritório do casal.
Na decoração, tudo é novo, com exceção de duas poltronas na sala, com estofado na cor verde. O living recebeu a maioria das peças de design autoral, como a poltrona Liv, de Giogio Bonaguro (da Novo Ambiente), as mesas componíveis Girafa, de Lina Bo Bardi, a mesa de centro da Ovoo, as banquetas (na ilha) da Franccino e o sofá, a mesa de jantar e as cadeiras da Muui. O quadro em tons de azul, no estar, é da artista Cláudia Graça Couto. As demais fotografias são acervo do próprio cliente, de viagens ao redor do mundo.
Veja mais fotos na galeria abaixo: