Casa ganha lounge externo com piscina elevada, jardim vertical e fogueira
Projeto assinado por Bia Hajnal se divide em três níves e é repleto de plantas e aromas
Assinada pela arquiteta Bia Hajnal, esta área externa foi feita para um casal de advogados, sem filhos, que desejava reconstruir uma edícula (que não era utilizada) e criar espaço de lazer no quintal com piscina, horta e armazenamento.
“A ideia era ter mais conforto para receber amigos e curtir a casa. O início do projeto se deu em junho de 2020, em plena pandemia, e os clientes desejavam mais qualidade dentro de casa e contato com a natureza, já que estavam passando a maior parte do tempo ali”, explica a profissional.
O pedido também contava com um lounge ao ar livre e, para isso, algumas áreas técnicas da casa, como a lavanderia, depósito e um lavabo, foram realocadas.
“Como os clientes queriam ampliar a horta e criar bastante área verde, reduzimos parte do muro posterior para trazer mais luz natural para o terreno”, diz a arquiteta.
Com uma área disponível de 45 m², a solução final se deu com um projeto em três níveis diferentes: a piscina foi construída acima do nível do terreno, evitando escavações, e conta com horta e jardim vertical.
O térreo abriga o lounge com banco, fogueira, churrasqueira móvel, bancada de apoio e edícula nova – a construção abriga todas as áreas técnicas de lavanderia, depósito e lavabo e fica “escondida” por um grande painel de ferro e vidro colorido.
“O terceiro nível, que é a cobertura da edícula, é onde fizemos um grande jardim com plantas em vasos”, conta Bia.
Entre os revestimentos, a piscina recebeu pastilhas rosas com piso atérmico cinza em volta. Todos os muros laterais ganharam plantas e trepadeiras que irão compor paredes verdes. “Até as plantas estarem grandes e maduras, criamos uma malha com ferro natural para ajudar no crescimento das trepadeiras, mas que também funciona como um elemento visual decorativo”, conta a profissional.
Na área do lounge, bancada e todo corredor lateral, o piso drenante ajuda na drenagem da água de chuva. O banco e parte interna da edícula foram revestidos com porcelanato tipo cimento queimado, criando uma base de cor neutra e mais industrial, na mesma linguagem do grande painel de serralheria.
Já na parte interna da casa, o pedido foi para renovar os banheiros trazendo mais cor e alegria; trocar o piso da área íntima que estava ruim e repaginar a decoração.
Confira mais fotos na galeria abaixo!