Charmosa, essa casa de campo tem a conexão e o frescor da natureza. Localizada em Guaporé, no Rio Grande do Sul, ela foi construída do zero e pensada como primeiro lar de um jovem casal.
Com projeto assinado por Camila Pivetta e Lisiane Benvenutti, do escritório Benvenutti Pivetta, elas contam que todo o projeto foi pensado de dentro para fora.
“Fizemos o projeto arquitetônico da residência bem como o projeto de interiores. Forma, volumetria e estilo que resultam na fachada, são antes pensados internamente, para que o conforto e funcionalidade dos espaços não percam qualidade!”.
Os clientes, que já tinham feito trabalhos corporativos com as arquitetas, desta vez procuraram a dupla para realizar o sonho do lar. E o principal pedido deles era ter uma casa confortável, e com o estilo cottage – que é romântico e lembra antigas fazendas. Com o mix de elementos clássicos e rústicos, ela ainda tem um toque bem feminino e aquele clima de aconchego.
Na área social, que abriga sala de estar, sala de jantar e cozinha integrada, o principal elemento que confere a volumetria deste espaço é o telhado inclinado em 2 águas, com forro de madeira pintado de branco e barrotes de garapeira aparentes.
Dele, resulta uma grande janela na fachada principal em formato de triângulo, que abriga o banco da mesa de jantar.
A sala de estar segue a simetria do espaço, e para aquecer os dias mais frios, uma lareira em ferro fundido complementa o ambiente agradável. Na cozinha, mesmo com pegada rústica e romântica, como antigas fazendas, os eletrodomésticos tecnológicos têm seu espaço e funcionalidade.
O quarto do casal foi estrategicamente localizado na parte frontal da casa com vista privilegiada do terreno e do lago. “Optamos por grandes janelas protegidas apenas com cortinas leves, para permitir a entrada do sol e dar a sensação de fusão entre interno e externo”, explicam.
Na decoração, o romantismo é reforçado pelo dossel e pelos móveis de estilo. O quarto de hóspedes traz memórias através de móveis herdados pela família da proprietária e decorado com artesanato dela.
No banheiro principal, que também é o cantinho preferido da moradora, a banheira ganha espaço destaque e possui vista privilegiada para todo o terreno, que ainda tem um pomar. A banheira é clássica, dos anos 1930 e de ferro fundido.
Veja a matéria completa e mais conteúdos como este no site da Landhi