Continua após publicidade

Apê ganha varanda integrada pequena com azulejo hidráulico verde

Assinado pelo escritório Fernanda Dabbur Arquitetura, o projeto foi personalizado para cada membro da família

Por Redação
Atualizado em 29 fev 2024, 17h15 - Publicado em 7 out 2023, 13h00

Vinda de um apartamento menor, o casal com duas filhas deu como missão para a arquiteta Fernanda Dabbur criar um lar moderno e sofisticado, ideal para momentos em família de qualidade e encontros com amigos. Como o imóvel estava envelhecido, foi necessário uma reforma completa.

Apê ganha cimento queimado, tijolos, ladrilho hidráulico e painel verde. Projeto de Fernanda Dabbu Arquitetura. Na foto, sala com parede de tijolinho e brise.
(Fernando Crescenti/Casa.com.br)

O projeto partiu do objetivo de fornecer a cada membro da família seus espaços preferidos e personalizados. Uma das transformações mais significativas envolveu a integração de uma pequena varanda à sala de jantar, resultando em uma espaçosa área gourmet.

Apê ganha cimento queimado, tijolos, ladrilho hidráulico e painel verde. Projeto de Fernanda Dabbu Arquitetura. Na foto, estante de TV de madeira com bancada de concreto.
(Fernando Crescenti/Casa.com.br)

O espaço de refeições engloba balcão alto, mesa de jantar, adega, armários de vidro, um aparador e um buffet de louça. “Essa remodelação permitiu que a família finalmente desembalasse e exibisse vários presentes de casamento que permaneceram intocados, agora lindamente organizados e de fácil acesso” explica Fernanda.

Apê ganha cimento queimado, tijolos, ladrilho hidráulico e painel verde. Projeto de Fernanda Dabbu Arquitetura. Na foto, sala de TV com marcenaria verde.
(Fernando Crescenti/Casa.com.br)
Continua após a publicidade

Ao lado da sala de estar, a varanda vizinha também foi incorporada ao espaço de convivência principal, apresentando uma pequena mesa com um local dedicado para desfrutar de uma bebida refrescante enquanto se assiste futebol. Como o morador é palmeirense, o verde foi a escolha para os azulejos da varanda integrada e para o acabamento laqueado do móvel da TV.

Apê ganha cimento queimado, tijolos, ladrilho hidráulico e painel verde. Projeto de Fernanda Dabbu Arquitetura. Na foto, cozinha com bancada e mesa de refeições.
(Fernando Crescenti/Casa.com.br)

Na cozinha, Fernanda Dabbur conseguiu integrar parte da lavanderia e do corredor, encaixando tudo com espaço de sobra. A área de café da manhã originalmente planejada foi incorporada à área principal da cozinha e é muito utilizada no dia a dia.

Apê ganha cimento queimado, tijolos, ladrilho hidráulico e painel verde. Projeto de Fernanda Dabbu Arquitetura. Na foto, quarto infantil com escrivaninha e nichos.
(Fernando Crescenti/Casa.com.br)
Continua após a publicidade

Nos quartos, as portas dos armários foram laqueadas e a palhinha foi adicionada aos painéis superiores, juntamente com alças de porcelana, resultando em um charmoso estilo farm-provence.

Apê ganha cimento queimado, tijolos, ladrilho hidráulico e painel verde. Projeto de Fernanda Dabbu Arquitetura. Na foto, estante de TV de madeira com bancada de concreto. Parede de tijolinhos.
(Fernando Crescenti/Casa.com.br)

Na sala de TV, onde uma porta de correr permitia que fosse usada também como quarto de hóspedes, a laca verde fosca foi escolhida para o móvel existente. Um módulo central moderno foi criado e as portas do armário foram modificadas com painéis de palha.

Apê ganha cimento queimado, tijolos, ladrilho hidráulico e painel verde. Projeto de Fernanda Dabbu Arquitetura. Na foto, banheiro com gabinete ripado.
(Fernando Crescenti/Casa.com.br)
Continua após a publicidade

Nos banheiros, foram utilizados azulejos cerâmicos hexagonais em um padrão de mosaico em tons de rosa, branco e cinza. No banheiro principal, azulejos hexagonais com delicadas flores brancas foram exclusivamente aplicados dentro da área do chuveiro, adicionando um toque de charme.

Azulejos brancos estilo metrô adornam as paredes do chuveiro, enquanto a pintura epóxi foi usada para o restante, uma escolha preferida por sua versatilidade.

Apê ganha cimento queimado, tijolos, ladrilho hidráulico e painel verde. Projeto de Fernanda Dabbu Arquitetura. Na foto, varanda com piso de ladrilho hidráulico.
(Fernando Crescenti/Casa.com.br)

Na pequena varanda integrada à sala de estar, um padrão de azulejo hidráulico, semelhante a folhas, cria a ilusão de um tapete.

Continua após a publicidade
Apê ganha cimento queimado, tijolos, ladrilho hidráulico e painel verde. Projeto de Fernanda Dabbu Arquitetura. Na foto, sala de estar com parede de tijolinhos, bancada de concreto e sofá em L.
(Fernando Crescenti/Casa.com.br)

Na sala de estar, tijolos de demolição empilhados a seco foram aplicados na parede traseira. Na entrada e na sala de jantar, o cimento queimado foi usado nas paredes, criando um bloco de volume.

Apê ganha cimento queimado, tijolos, ladrilho hidráulico e painel verde. Projeto de Fernanda Dabbu Arquitetura. Na foto, quarto com cabeceira de palhinha e parede de tijolinhos.
(Fernando Crescenti/Casa.com.br)

O quarto do casal recebeu um painel de drywall com aplicação de cimento queimado atrás da cabeceira de palhinha, projetada pelo escritório exclusivamente para o projeto. Plaquetas de tijolinho completam o ar aconchegante-contemporâneo do quarto.

Continua após a publicidade
Apê ganha cimento queimado, tijolos, ladrilho hidráulico e painel verde. Projeto de Fernanda Dabbu Arquitetura. Na foto, quarto com papel de parede em degradê.
(Fernando Crescenti/Casa.com.br)

Nos quartos das meninas, o escritório modificou apenas os painéis sobre a mesa e a divisão da estante lateral, de acordo com as características e preferências de cada uma, e deixou a personalização por conta da cor das bancadas e do papel de parede escolhido.

Veja mais fotos!

Publicidade
Publicidade