Neste projeto de 200 m² do escritório Korman Arquitetos, o desejo dos moradores era um lar com essência praiana, com um leve toque de modernidade, descontraído e perfeito para sentir-se à vontade.
Integração das áreas sociais
As salas de estar, jantar, cozinha e varanda estão integradas e têm acesso direto à piscina da cobertura, separadas apenas por grandes portas de vidro que permitem privacidade quando os moradores assim quiserem, além de um bom aproveitamento da iluminação natural na área interna.
“Modificamos o layout, revestimentos e acabamentos, além de rede elétrica e hidráulica. Mas é a decoração com elementos naturais, unida a essa paleta bem definida, que entrega esse sentimento de bem-estar para todos, com uma atmosfera que remete ao veraneio e à casa de praia em plena cidade”, conta a arquiteta Ieda Korman.
Adentrando o apê, o hall de entrada destaca o pequeno móvel azul, desenhado pelo escritório para armazenar objetos cotidianos, como chaves, chapéu e roupas, além de servir de apoio para as cordas navais presas aos pórticos que remetem à temática praiana e separam o hall do estar.
Seguindo adiante, a sala exala inspiração com o mix do branco e azul que entregam a serenidade. O sofá de canto, em composição com as poltronas azuis, marca o aconchego do espaço, enquanto as folhas estampadas nas almofadas, alinhadas com tapete, lembram as ondas do mar. Ainda repleto de cores marcantes e texturas, o estar revela a unidade por meio do piso de porcelanato em tom de areia que cobre todo o andar.
Com um pé direito duplo e imponente, a cozinha foi transformada para conquistar a integração perfeita com o living e o jantar, estratégia que valorizou a circulação fluida e a interação da família. Toda a marcenaria em laca foi desenhada para receber uma torre quente, armários organizadores e as prateleiras verticais que permitem aproveitar toda a altura.
A mesa de jantar oval garante conforto para receber visitas e é iluminada por luminárias de palha que resgatam a temática caiçara. “Nesse projeto, o espaço estava mais limitado para dispor de muitos móveis, então decidimos pôr uma mesa oval que foge do convencional, sem atrapalhar o fluxo de circulação, mantendo ainda uma boa folga para as pessoas se acomodarem nas cadeiras”, explica Ieda.
Quarto com requinte
A área íntima segue a mesma unidade visual de todo o apartamento, sendo leve e convidativo para um descanso merecido. O grande destaque do quarto está na cabeceira de cama, feita de madeira de demolição tratada uma pintura rústica/abstrata elaborada pela própria Ieda.
“Essa cabeceira concedeu um mix de cores e texturas em seus veios aparentes que acabaram fazendo toda a diferença no conjunto, deixando o dormitório com sua própria identidade dentro do projeto”, ressalta.