Apê neutro de 90m² aposta em porcelanato off white e cinza nos banheiros
O arquiteto Rafael Ramos criou um projeto integrado, com cozinha americana, base clara e duas suítes
O casal Thiarles e João comprou diretamente da construtora o primeiro imóvel próprio, de 90m², em Botafogo (zona sul do Rio de Janeiro), mas, antes da mudança para o novo endereço, decidiu fazer reforma geral, com decoração integralmente nova, em todos os cômodos. Foi quando entrou em cena o arquiteto Rafael Ramos.
Segundo o arquiteto, os novos proprietários tinham três desejos principais: alterar a planta original para criar espaços integrados e fluidos (sobretudo na área social e cozinha) onde pudessem receber os amigos; dispor de uma suíte para cada um, com roupas separadas, sendo uma oficialmente do casal e outra destinada a hóspedes eventuais; um lar com atmosfera leve, despojada e, ao mesmo tempo, elegante, que refletisse, sem clichês, o life style da zona sul carioca.
Com a reforma, o apartamento foi colocado abaixo para implantar o layout da nova planta. As paredes que separavam a cozinha da sala, por exemplo, foram demolidas para criar um ambiente único, assim como a parede e as esquadrias com portas de correr que dividiam a sala e a varanda.
“A sala de estar com tv, a cozinha e a antiga varanda, que ganhou um pequeno apoio gourmet na lateral, agora se misturam”, resume Rafael. Já na suíte principal, o arquiteto “roubou” 15cm do banheiro para aumentar a área do dormitório e assim realizar o sonho do casal de dormir em uma cama tamanho king.
Na decoração, praticamente é tudo novo, com exceção de alguns quadros e uma poltrona Diz, assinada por Sergio Rodrigues, que já faziam parte do acervo dos clientes. “Compramos outra Diz para formar um par, redobrando assim a memória afetiva da peça, que é uma das paixões dos clientes”, revela o arquiteto. “Os demais móveis e adornos são novos e foram escolhidos para ornar com elas”, acrescenta.
No geral, o projeto buscou unir as marcenarias desenhadas pelo escritório para atender a diversas funções (sem pesar visualmente nem comprometer a circulação dos espaços) e mobiliários brasileiros de design assinado que se encaixavam no conceito do projeto (urbano, contemporâneo e despojado, mas elegante), com destaque para as cadeiras de jantar Emi e o sofá Rocco, do designer Luan Del Savio, os banquinhos Angela e Irene, ambos do designer Fernando Mendes, a luminária de piso Memory, do designer Jader Almeida, a mesa de jantar redonda Kolonn, do designer Fabricio Roncca, e as cadeiras de jantar Soddy, do designer Ângelo Duvoisn.
No quesito “materiais e acabamentos”, a área social com cozinha integrada tem piso de porcelanato cinza claro, teto com textura de cimento queimado no mesmo tom do piso, painéis de marcenaria em laca branca em algumas paredes e armários e rack em madeira natural.
Nos banheiros das suítes foi usado o mesmo porcelanato off white no piso e nas paredes para aumentar a sensação de amplitude e criar unidade visual, enquanto o lavabo foi revestido com porcelanato num tom de cinza mais escuro, replicado na bancada de quartzo.
“Este projeto tem uma base neutra, composta de armários com acabamentos amadeirados, painéis em laca branca e piso e texturas em tons de cinza. As cores aparecem pontualmente em alguns adornos e, especialmente, no quadro em tons de azul em destaque acima do sofá da sala”, conclui o arquiteto Rafael Ramos.
Confira todas as fotos na galeria abaixo: