Continua após publicidade

Apê de 88m² ganha divisórias de vidro e banco de concreto com reforma

O escritório Traama Arquitetura transformou o quarto de serviços em um banheiro para a suíte master e a cozinha foi integrada à sala

Por Redação
19 set 2023, 13h00

O morador deste apartamento de 88 m² em Brasília decidiu realizar uma reforma completa para tornar os espaços mais amplos, integrados e contemporâneos. O escritório Traama Arquitetura – liderado pelas arquitetas Amanda Saback e Ana Luiza Veloso – assumiu o projeto de renovação.

Projeto de Traama Arquitetura. Na foto, sala de estar integrada com piso de taco, poltrona cinza, sofá cinza claro e planta bananeira.
(Fred Schueler/Casa.com.br)

Durante a reforma, várias mudanças significativas foram feitas para atender às necessidades da família. O quarto de serviços foi convertido em um banheiro para a suíte master, a cozinha foi integrada à sala e um dos quartos foi transformado em um home office.

Projeto de Traama Arquitetura. Na foto, sala de estar com piso de taco, sofá cinza azulado claro e banco de concreto.
(Fred Schueler/Casa.com.br)

No entanto, um elemento importante foi mantido: o piso de taco de madeira original, que estava presente na área social e nos quartos. Esse piso de taco de madeira foi preservado, pois representa a história dos apartamentos modernistas da cidade.

Continua após a publicidade
Projeto de Traama Arquitetura. Na foto, Quarto com sofá cama cinza claro, painel de vidro como divisória e instrumentos nas paredes.
(Fred Schueler/Casa.com.br)

A funcionalidade foi uma prioridade no projeto, visando facilitar a rotina do casal e do filho pequeno. Divisórias de vidro com estrutura metálica foram usadas para separar a área social dos quartos e do escritório, proporcionando mais privacidade aos moradores.

Projeto de Traama Arquitetura. Na foto, Cozinha integrada clara com piso de ladrilho hidráulico, marcenaria azul e bancadas brancas.
(Fred Schueler/Casa.com.br)
Continua após a publicidade

Uma questão desafiadora durante a reforma foi a integração entre os pisos da sala e da cozinha. Como o taco de madeira não poderia ser usado em áreas molhadas, as arquitetas optaram por ladrilhos hidráulicos terracota na cozinha, combinando com o tom do piso de madeira da sala.

Projeto de Traama Arquitetura. Na foto, banheiro com cuba dupla e revestimentos no tom areia.
(Fred Schueler/Casa.com.br)

O piso de taco serviu como inspiração para a paleta de cores e a materialização de todo o apartamento. A partir do tom do piso, foi escolhida uma paleta de cores mais quente, com tons de bege. Toques pontuais de verde foram adicionados para trazer modernidade e juventude aos espaços.

Continua após a publicidade
Projeto de Traama Arquitetura. Na foto, sala de estar com piso de taco, sofá cinza azulado claro e banco de concreto.
(Fred Schueler/Casa.com.br)

Um banco de concreto foi moldado in loco abaixo da janela da sala, adicionando um elemento modernista à decoração. Além disso, as árvores visíveis pela janela da sala foram plantadas pelo pai do morador anos atrás, acrescentando um toque de natureza e significado emocional ao ambiente.

Veja mais fotos na galeria abaixo!

Publicidade
Publicidade