Apê de 160 m² se destaca pela combinação de tons de cinza com terrosos
O escritório Doob Arquitetura entregou um projeto prático, funcional e sem excessos
Um casal com dois filhos solicitou ao escritório Doob Arquitetura um projeto funcional para o seu dia a dia neste apartamento de 160 m², localizado no bairro Campolim em Sorocaba, São Paulo.
A unidade visual e praticidade dos materiais e acabamentos eram muito importantes para os moradores, que gostam de passar tempo com a família e amigos.
“Nós integramos a varanda, cozinha e sala de estar para fazer um grande ambiente social, demolindo todas as paredes possíveis e criando soluções de marcenaria para diminuir a percepção das antigas divisões estruturais.
O móvel do bar que fica ao lado da geladeira, por exemplo, “abraçou” a antiga viga que dividia cozinha e varanda e ganhou um espelho em sua lateral para acomodar a mesa de jantar“, explicaram as profissionais.
Na sala de estar, portas ripadas escondem cabideiro e prateleiras, oferecendo uma espécie de chapelaria para os visitantes. Para trazer harmonia na integração, o piso da varanda recebeu um preenchimento e foi nivelado com o dos ambientes internos.
“Desde o hall social criamos um pórtico de MDF laminado com folha de freijó com painéis no forro das paredes, que camuflam as portas de entrada, do lavabo, do roupeiro e do acesso à área íntima”, conta o escritório.
Uma parte da antiga cozinha foi transformada em um pequeno home office, juntando esse novo cômodo ao corredor de circulação do apartamento.
Na área de serviço, o dormitório e banheiro foram transformados em um espaço mais aberto e integrado de armazenamento e lavanderia.
Esta solução se encaixou perfeitamente com a rotina de hobbies dos moradores, que conseguem chegar em casa pela porta de serviço e guardar os seus equipamentos esportivos e tirar os calçados sujos.
Entre os principais desafios estavam criar uma área generosa no living para receber convidados e ter, na varanda, um segundo estar mais informal para sentar e relaxar – que conta com um banco com futon e uma poltrona de balanço.
Como esse ambiente é integrado com o restante, optaram por uma churrasqueira a gás que produz menos fumaça. Uma mesa de jantar grande divide os dois cômodos
“Como a mesa de jantar ficou com uma de suas cabeceiras encostada na lateral do armário da cozinha, optamos por revestir essa lateral com um espelho do piso ao teto, o que deu amplitude e criou uma ilusão de ótica como se a mesa alongasse o ambiente”, esclarece as profissionais.
A cozinha acomoda uma outra mesa menor com banco para refeições do dia a dia, que cabem os quatro integrantes da família.
Um nicho de bar recebe as máquinas de café e atrás das portas ripadas as garrafas de bebida e itens de coquetelaria.
Para atender a demanda de uma área mais generosa para o closet do quarto do casal, os armários avançaram um pouco o espaço da cama – com o cuidado para manter a circulação lateral nas mesas de cabeceiras. O vidro nas laterais e portas duplas de acesso ao closet tornam o visual bem mais leve.
Cada quarto dos filhos possuem duas camas, já que os dois ainda dormem juntos, mas, futuramente, cada um terá o seu quarto e poderão receber amigos.
Uma bancada de estudos bem iluminada também era outra necessidade. Logo, todos os móveis foram feitos sob medida, tendo o cuidado de especificar uma boa iluminação para área de estudos e também arandelas individuais em cada cama, para que um irmão não atrapalhe o outro em suas atividades individuais.
Todo o imóvel se destaca pela paleta com tons de cinza que se contrasta perfeitamente com o quente da madeira freijó presente em todos os painéis de marcenaria e nos móveis de decoração.
Veja mais imagens do projeto na galeria abaixo!