Localizado em Santo André, na região do ABC Paulista, este apartamento de 70 m² teve sua planta original quase que totalmente alterada. O escritório Fantato Nitoli Arquitetura conseguiu realizar o desejo dos moradores de criar um hall de entrada no apartamento.
Para isso, foi preciso alterar o layout da cozinha, escondendo a lavanderia, ampliando a área de bancada e criando uma entrada super descolada e moderna. Assim também atenderam ao pedido não entrar no apartamento com a visão direta para cozinha.
Logo na entrada, o painel do hall camufla a porta de entrada da lavanderia. E também possui um para recepcionar e deixar bolsas e casacos nos ganchos.
Uma das paredes foi revestida com um painel de MDF com frisos que foi pintado de azul. Já o piso foi revestido com um ladrilho hexagonal também azul para criar um ambiente totalmente delimitado e diferente do restante do apartamento.
Após passar pelo hall, a visão que se tem é de um living contínuo com ambientes integrados. A parede revestida por um tijolinho com paginação de escama de peixe é um dos pontos de destaque deste projeto. Ela integra os ambientes e traz textura para o espaço. Para ganhar ainda mais realce, a parede ganhou uma iluminação especial, com dimmer para controlar a intensidade da luz.
O proprietário, que ama cozinhar, pediu que fosse criada uma ilha que ficasse integrada com o espaço social. A cozinha, então, ganhou uma bancada em L com cuba, calha úmida e cooktop dispostos de forma bem confortável. Na parede oposta à península, foram criados armários piso-teto e nichos para a instalação do refrigerador e do micro-ondas.
A parte superior dos armários foi feita na cor branca em sintonia com as paredes e o forro, e os inferiores ficaram na cor preta para acompanhar a pedra da bancada. Já o armário sobre a cuba, ganhou um MDF amadeirado para trazer aconchego.
Na mesa de refeições, de um lado foi projetado um banco baú com encosto e assento revestidos de tecido e, do outro, foram colocadas duas cadeiras laranjas.
Na parede da TV, um banco suspenso ocupa o espaço do aparador e criar mais lugares para acomodar convidados. Na lateral, uma adega guarda vinhos.
O terraço gourmet ganhou um banco baú e prateleiras suspensas que exibem a coleção de garrafas coloridas e estilizadas de vodca. Um recurso interessante foi aumentar a altura do banco para que quem se sentar nele possa observar a vista sem a interferência do guarda-corpo.