Encontrando um pequeno espaço aberto entre as árvores, Hiroshi Nakamura e NAP Architects aninharam uma casa na árvore, buscando a riqueza da vida mínima.
Os clientes, um casal com um profundo amor pela natureza e estilo de vida minimalista, começaram uma empresa de venda de pequenas casas, contratando os arquitetos para projetar o protótipo.
A composição, uma cabana de madeira penetrada por um corniso, junta artesanato, escultura e arquitetura. Instalada a cerca de 2 km de Owakudani, um vale vulcânico no Japão repleto de plumas sulfúricas, a casa na árvore se estende por 19 m² em uma estrutura que se eleva cerca de 5 m acima do solo.
Veja também
- Cabanas parecem ficção científica mas foram inspiradas em filosofia
- Série “Aluga-se um Paraíso”: casas na árvore para desfrutar a natureza
- 10 cabanas que ficam imersas na natureza
Ao erguer o volume, a equipe do projeto pretendia evitar a visibilidade das ruas próximas e o ar pesado contendo sulfeto de hidrogênio e umidade que fluía perto da superfície do solo.
De acordo com os requisitos dos clientes, o design se esforça para criar uma fuga da movimentada cidade. A casa da árvore repousa sobre sólidas colunas de aço de 15 cm de diâmetro, enquanto a entrada é realizada através de uma escada que se mistura com a floresta.
O deck redondo sobre o qual se ergue toda a construção é perfurado por uma árvore, criando sombra no verão e sol no inverno quando perde suas folhas. Enquanto isso, as três colunas são projetadas para balançar levemente quando o vento sopra ou os habitantes se movem.
Apesar das limitações de espaço, a construção inclui todas as necessidades e confortos para os moradores. O interior evoca os tons da paisagem envolvente, proporcionando um ambiente acolhedor e intimista. Uma grande janela virada ao sul se abre para a floresta. A luz sublime da clarabóia – formada pelo ponto mais alto da cabana – proporciona uma atmosfera serena em torno de uma lareira feita sob medida, onde os visitantes podem descansar e apreciar a vista.
O espaço central se assemelha a um santuário, buscando refletir sua rica conexão com a natureza e o sentimento das pessoas da região pela montanha vizinha Kamiyama.
Veja mais fotos na galeria abaixo!
*Via Designboom