O músico e fashion designer Pharrell Williams agora também está dando seus primeiros passos no universo da arquitetura, com a colaboração em um projeto de empreendimento de dois andares, em Toronto (Canadá).
Williams foi contratado pelos desenvolvedores do Reserve Properties e Westdale Properties para trabalhar com os arquitetos do IBI Group e designers de interiores do U31 no projeto ironicamente denominado Untitled (em português, “sem título”).
Anunciada no início deste mês, a participação no desenvolvimento do projeto marca a primeira inserção do vencedor do Grammy na área residencial. “A oportunidade de aplicar minhas ideias e pontos de vista ao novo meio de estruturas físicas foi incrível”, diz o cantor.
“Todos tiveram uma vontade coletiva de serem abertos, incentivados e provocados; a chegar a um lugar desconfortável de interrogações e descobrir o que haveria do outro lado”, acrescentou. “O resultado é Untitled e estou muito grato por ter feito parte do processo”, completa.
Desenhado para o Yonge e Eglinton – bairro central da cidade –, o prédio contará com duas torres unidas por um pódio e 750 unidades residenciais. Apesar de poucas imagens do projeto terem sido reveladas até agora, espera-se que o resto do design seja marcado somente pelo essencial, de forma a permitir que os moradores deixem sua própria marca.
“Viver a vida sem títulos significa não ter de viver de acordo com algo ou performar além de um padrão”, disse ele. “Para que o padrão seja literalmente apenas essa linda matriz que permite às pessoas criar seu próprio mundo”.
Pharrell trabalhou com a equipe de arquitetos, designers e desenvolvedores para seguir esse conceito em todo o projeto. “Williams nos levou a projetar espaços que pareciam universais”, disse Shane Fenton, diretor de operações da Reserve Properties.
O interesse de Pharrell Williams na arquitetura e no design não é o único entre músicos. Outros, como Kanye West, tornaram-se mais expressivos sobre o assunto nos últimos anos.
O rapper, por exemplo, recentemente estendeu sua marca de moda Yeezy com uma divisão voltada à arquitetura “para melhorar o mundo”, começando com um projeto para construir moradias com tema de Star Wars para os sem-teto. Você pode ler mais sobre a iniciativa não-sucedida aqui.