Um dos edifícios mais aguardados de 2019, o novo Aeroporto de Pequim, na China, projetado pelo escritório Zaha Hadid Architects, acaba de ser inaugurado.
O Beijing Daxing International Airport (PKX) foi projetado pela arquiteta iraquiana-britânica ainda viva, com o intuito de aliviar a lotação o segundo aeroporto mais movimentado do planeta, o Beijing Capital International Airport (PEK), que transportou 101 milhões de passageiros em 2018, segundo números do Airports Council International.
“Com um centro de transporte multimodal integrado com conexões diretas para serviços ferroviários locais e nacionais, incluindo o trem de alta velocidade Gaotie, o novo aeroporto de Daxing será um dos principais polos da crescente rede de transportes de Pequim e um catalisador para o desenvolvimento econômico da região, incluindo a cidade de Tianjin e a província de Hebei”, relatou Zaha na época da criação do projeto.
O novo aeroporto está localizado há 46 quilômetros ao sul do centro da cidade de Pequim e possui 700 mil m², o equivalente a 98 campos de futebol. Por conta da sua estrutura e cor alaranjada, a construção foi apelidada de estrela do mar.
“Os layouts dos terminais minimizam as distâncias a pé entre o check-in e o portão, e também entre os portões para a transferência de passageiros, até, no máximo, oito minutos a pé”, diz Cristiano Ceccato, diretor de projetos da ZHA para o aeroporto de Daxing em Pequim.
Muito parecido com as estruturas tradicionais do país, a via central funciona como uma espécie de pátio, permitindo que os passageiros naveguem facilmente pelo espaço enorme.
O telhado, que permite a entrada de ampla luz solar natural, também possui vigas de apoio que se movem constantemente pelo espaço, agindo como linhas em direção ao pátio central. Isso, mais uma vez, foi intencionalmente feito para auxiliar os passageiros na navegação do movimentado aeroporto.
Até 2040, quatro pistas adicionais serão criadas para acomodar 100 milhões de passageiros por ano.