Em suas memórias póstumas, publicadas em A Moveable Feast (1964), Ernest Hemingway escreveu: “se você tiver tido sorte o suficiente para ter vivido em Paris quando jovem, onde quer que você vá, pelo resto da vida, ela ficará com você, pois Paris é um banquete móvel”. Parece que uma cidade chinesa levou as palavras do laureado do Prêmio Nobel a sério.
Localizada no leste da China, Tianducheng seria como qualquer outra expansão suburbana despretensiosa do país, se não fosse por sua estranha semelhança com a capital francesa. A sua construção começou em 2007 e quando concluída, vários anos depois, a cidade, com sua réplica em larga escala da Torre Eiffel e das alamedas inspiradas em Haussmann, apresentava uma estética estranhamente semelhante a mesma Paris que Hemingway jorrava.
Não é de se estranhar ao ouvir que a China havia construído sua própria versão da capital francesa, faria com que qualquer pessoa ficasse interessada. Mas o fotógrafo parisiense Francois Prost não é qualquer pessoa – ele decidiu viajar até Tianducheng para documentar as recriações de emblemáticos locais parisienses.
Confira, na galeria abaixo, algumas de suas fotos:
A ideia surgiu quando Prost leu um artigo que falava sobre um jornalista americano e seu objetivo de visitar todas as cidades cujo nome é Paris e entender a origem, a influência e as conexões entre elas e a verdadeira. Ele logo chegou à conclusão de que estas pessoas viviam como quaisquer outras, sem se importar muito com o nome de sua cidade.
Foi aí que o interesse surgiu – visitar todas as cidades que continham uma réplica da Torre Eiffel e fotografá-las. Apesar deste plano se frustrar por se provar muito caro, Prost lembrou de ver a versão chinesa em um vídeo e, a partir daí, o projeto de comparação entre os municípios criou asas.
Uma das análises do fotógrafo é que, apesar da arquitetura e do design hiper semelhantes, as cidades diferem nas culturas. Díspar da Cidade da Luz, as pessoas de Tianducheng dormem e acordam cedo, além de terem os tradicionais pratos chineses como sua dieta diária.
Simultaneamente bizarra e interessante, Tianducheng pode dar uma certeza aos seus cidadãos: they’ll always have Paris.