Em Tay Ninh, Vietnã, o estúdio CTA construiu a “2hien”, uma casa de família projetada para um casal e suas duas filhas pequenas. Construída em dois andares, em um terreno de 75 m², a casa é composta por dois blocos conectados por uma passarela elevada e um átrio elevado que traz luz natural deslumbrante para as áreas de estar.
O design do CTA começa com o terreno. Em vez de usar toda a área dele, a equipe propôs uma casa de dois andares com uma base menor, permitindo que o resto do terreno se tornasse um espaço verde onde os amigos se reúnem, o marido cuida das árvores, a esposa cultiva legumes e as crianças brincam. O jardim também é uma estratégia importante de projeto, pois oferece luz natural e ventilação em uma área urbana densa.
O CTA dividiu o projeto em dois blocos que são conectados por duas grandes aberturas, uma passarela elevada e um pátio interno. Desta forma, o projeto quase pode ser lido como duas casas numa só, onde o quarto dos filhos é separado do dos pais mas o principal polo social se encontra numa zona central e comum. O pátio coberto serve a três finalidades principais: cria um espaço de transição entre o interior e o exterior; estabelece uma conexão visual entre espaços e membros da família; e maximiza a luz e a ventilação naturais, o que significa menos energia gasta em iluminação e refrigeração artificiais.
O espaço social central no primeiro andar é onde a família janta junta, as crianças estudam, o pai deita na rede e a mãe relaxa, lê ou cozinha. No piso superior, os beirais rebaixados criam um espaço de aprendizagem para as duas crianças, um local acolhedor e seguro mas ao mesmo tempo arejado e flexível.
Em termos de materiais, a casa foi construída principalmente com tijolos vermelhos comuns e ladrilhos de escama de peixe que foram reciclados da antiga casa da família. Estes dois materiais conferem ao edifício um aspecto distinto, ao mesmo tempo rústico e vibrante, enquanto os azulejos reutilizados evocam memórias do passado de onde viveram.
Veja todas as fotos do projeto na galeria