Energeticamente autossuficiente. Este foi o alvo do escritório Faulkner Architects para o projeto desta casa, em Orinda (Califórnia). Situada na estrada, o imóvel foi planejado para clientes compromissados com a sustentabilidade do meio ambiente.
O objetivo inicial era reformar uma casa de fazenda de 1954 situada sob um velho vale de carvalho. Em última análise, porém, a estrutura foi considerada inadequada e a equipe de design resolveu reutilizar a planta existente.
O único elemento sobrevivente da casa original é uma lareira envolta em concreto, que serviu para fornecer apoio estrutural e base para o redesenho.
O ponto alto do projeto, porém, está em sua lógica sustentável. A Miner Road Residence, como foi apelidada, foi guiada pela geração zero de energia líquida. Ou seja, a quantidade total de energia usada pela casa em uma base anual é, aproximadamente, igual à quantidade de energia renovável criada no local.
Enquanto os painéis de chuva de calibre 14 fornecem um revestimento que não pede por manutenção, altos níveis de isolamento e eficiência de envidraçamento reduzem a necessidade de aquecimento e resfriamento.
Um sistema fotovoltaico fornece energia renovável no local e provou gerar mais energia elétrica do que a usada pela casa durante o primeiro ano.
Como a água residual das tarefas domésticas é coletada e reutilizada para irrigação, a água da chuva é coletada separadamente através de um sistema de telhado, do qual é canalizada até o final de um corredor e expressa como uma cachoeira.
A casa foi disposta com um plano aberto voltado para fora, que se conecta diretamente com a paisagem florestal circundante.
Um mezanino interior tem vista para o espaço familiar de altura dupla. O exterior, por sua vez, é envolto por painéis de chuva de aço corten, enquanto os interiores recebem acabamentos de madeira de carvalho inacabada, aproveitando o custo de manutenção anual zero.
Confira na galeria abaixo outras fotos da Miner Road Residence: