Continua após publicidade

Arquitetura ficcional propõe casa de concreto emaranhado na China

A Rock House 3, como foi apelidada, sugere uma trajetória contínua e ininterrupta em meio a salas fechadas

Por Yara Guerra
Atualizado em 17 fev 2020, 15h52 - Publicado em 3 set 2019, 13h36
1-arquitetura-ficticia-propoe-casa-de-concreto-emaranhado-na-china
(Amey Kandalgaonkar/Divulgação)

Relação radical com o contexto em que se insere: é assim que se descreve a arquitetura ficcional de Amey Kandalgaonkar. O arquiteto e fotógrafo, que já projetou uma casa dentro de rochas na Arábia Saudita, agora propõe uma abordagem mais sensível em seu novo projeto.

A Rock House 3, como foi chamada, existe dentro de uma natureza quase intocada e se configura como uma massa de concreto elevada sobre pilotis. Como foi disposta, diminui seu impacto sobre as rochas do deserto abaixo dela.

2-arquitetura-ficticia-propoe-casa-de-concreto-emaranhado-na-china
(Amey Kandalgaonkar/Divulgação)

Junto a sua relação com o ambiente natural, a Rock House 3 é caracterizada por sua condição circulatória direcional. As três maneiras de entender a organização incluem os espaços designados para circulação (corredor e escada), a sala enclausurada e a lógica paladiana das salas interconectadas que devem ser atravessadas.

Continua após a publicidade
3-arquitetura-ficticia-propoe-casa-de-concreto-emaranhado-na-china
(Amey Kandalgaonkar/Divulgação)

O volume da casa, juntamente com a influência da elevada rede de estradas em Xangai, sugere uma trajetória contínua ininterrupta por salas fechadas.

Essa rota contínua é dividida em pontos de interseção, nos quais os interiores podem se abrir para um telhado adjacente que, de outra forma, seria atravessado por baixo.

Continua após a publicidade
5-arquitetura-ficticia-propoe-casa-de-concreto-emaranhado-na-china
(Amey Kandalgaonkar/Divulgação)

Muitas dessas aberturas encaram pátios internos e não são facilmente percebidas quando vistas de fora, preservando a imagem do volume emaranhado. Diferente, não é?

Publicidade
Publicidade